quinta-feira, 29 de agosto de 2013

6 dicas para gestores se tornarem bons comunicadores - 29/08/2013

1. Lembre-se de que até mesmo o feedback negativo é uma boa coisa 
Ninguém gosta de ouvir que errou ou, pior ainda, que estragou tudo. Mas se você não disser isso aos seus colaboradores, eles continuarão a errar sem ter a menor ideia disso. Você não precisa ser cruel ou maldoso, mas procure dizer a eles o que é necessário melhorar.

 2. Não seja sutil
Embora você não precise tratar os seus colaboradores com grosseria, ser sutil tampouco vai ajudá-los. Procure ser bem direto e específico sobre o que você está dizendo para que seus funcionários entendam que aquilo não é uma recomendação e sim um pedido.

3. Defina objetivos concretos 
Quando os seus empregados sabem o que você considera importante, 90% dos problemas de comunicação já estão resolvidos. Além disso, saber quais são os objetivos a alcançar também torna as conversas menos delicadas em caso de experiências negativas.



4. Escute as reclamações de seus funcionários
Como você espera que os seus funcionários escutem você se você não os escuta? O fato de você ser o chefe não traz respeito automaticamente, você precisa conquistá-lo. Uma das maneiras mais simples é manter um bom diálogo com os seus colaboradores e, mais que isso, levar as reclamações a sério e tentar resolvê-las.

5. Documente
Em teoria a documentação é o oposto da comunicação no ambiente de trabalho. Entretanto, manter uma boa comunicação com os seus empregados requer que tudo esteja documentado formalmente. As pessoas muitas vezes esquecem aquilo que escutam e o papel do documento é exatamente impedir que isso aconteça.

6. Deixe as coisas importantes para falar pessoalmente
Você pode achar muito mais prático mandar um e-mail ou mesmo deixar um recadinho na mesa dos seus funcionários, mas deixe esse tipo de recurso para conversas informais. Prefira resolver os assuntos referentes aos projetos e trabalhos pessoalmente, em uma reunião. Dessa maneira seus funcionários entenderão que se trata de um assunto sério.

Fonte: (
 http://noticias.universia.com.br/) 

Obrigado a todos e até a próxima.

sábado, 10 de agosto de 2013

DELEGAR RESPONSABILIDADES: oito benefícios de atribuições à equipe. - 10/08/2013

Por mais que um profissional seja comprometido com o negócio, diante do aumento das suas responsabilidades chegará um momento em que a liderança precisará delegar atividades para seus liderados. Afinal, o líder é humano e não poderá estar presente 24 horas no ambiente de trabalho.

Seguem oito benefícios da  delegação de  atribuições à equipe:

1 – Existem questões que são mais relevantes e precisam ser tratadas como prioridades. A liderança que delega atribuições com os membros da sua equipe, tem condições de se concentrar melhor em outras questões relevantes na empresa.

2 - A partir do momento em que a liderança consegue dedicar-se mais às questões consideradas de grande relevância, as chances de apresentar soluções para essas aumentam. Isso porque ele não ficou preso a pormenores que muitas vezes tornam-se uma rotina e podem ser geridos por alguém da sua equipe.

3 - Delegar poder aos liderados também se traduz em uma melhor gestão do tempo para o líder. A agenda que antes parecia interminável, aos poucos ganhará um novo formato e isso, certamente, impactará positivamente tanto na performance do líder quanto na da equipe.

4 - Uma pessoa que tem o tempo bem administrado sente melhorias na qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Não fique doente por estresse.

5 - Ao reduzir o seu grau de estresse a liderança também estará diminuindo os fatores estressantes para sua equipe.

6 -  Ao delegar a liderança pode dedicar-se a novos projetos que estavam arquivados, porque antes precisava dar conta de tudo e não lhe sobrava tempo nem para pensar em como implantar melhorias para sua própria gestão.

7 - Uma vez que confia em sua equipe e entrega responsabilidades aos liderados, o gestor tem a chance de identificar possíveis talentos que estavam adormecidos em seu time.

8 -- Quem delega poder aos liderados mostra confiança nos talentos que estão ao seu redor. Quando isso ocorre, a relação entre líder e equipe estreita-se e os membros da equipe sentem-se valorizados.

Obrigado a todos e até a próxima.