sábado, 31 de dezembro de 2011

AS PESSOAS CRESCEM SOB SUA LIDERANÇA? - ÚLTIMA POSTAGEM DE 2011 - 31/12/2011

É complicado seguir, admirar e respeitar uma liderança na qual não vejo perspectivas de crescimento. As pessoas buscam reconhecimento, gratidão, e também, crescimento profissional.
Se não consigo ver no meu líder alguém que me leve mais longe, provavelmente não darei meu melhor no que estou fazendo; essa é uma regra extraordinária em liderança para qual todo líder deve atentar.
Pergunte-se:
  • GRAÇAS A MINHA AJUDA, QUANTAS PESSOAS CRESCERAM, VIGOROSAMENTE NA EMPRESA?
  • QUEM, POR MEIO DA MINHA LIDERANÇA, ALCANÇOU O SONHO DE REALIZAR ALGO A MAIS, FRUTO DO TRABALHO E DAS PROMOÇÕES QUE RECEBEU NA EMPRESA?
  • AS PESSOAS QUE TRABALHAM SOB MINHA RESPONSABILIDADE TRABALHAM DE FORMA LEVE E OS PROCESSOS INTERNOS DÃO RESULTADOS?
Sim, as pessoas são responsáveis por seus resultados, na imensa maioria das vezes isso é verdade. Contudo, todos nós precisamos de gente mais experiente, competente, que nos mostre a direção, que nos dê o norte necessário para evoluirmos, sobretudo, profissionalmente. Quando vejo que meu líder é essa pessoa que me fará crescer, eu faço o meu melhor, produzo mais, vendo mais, me comprometo mais com os resultados.

Um líder não é apenas aquele que deve dar o exemplo, ser o espelho dos liderados, fazer primeiro o que espera deles. Essas regras valem, mas não são suficientes. Como líder, preciso reconhecer que devo ser capaz de mudar o destino das pessoas que passam pelas minhas mãos.

Como líder, meu papel é mostrar que meus liderados crescem, ganham mais, preparam-se para a vida e assumem um papel importante na sociedade, principalmente, na sociedade empresarial que trabalham.

E com você, as pessoas crescem ao seu lado? Elas melhoram quando você fala? E melhor, elas melhoram quando você age?

Reflita sobre estas linhas acima neste resto de horas do ano que finda para que você começar o novo ano de forma brilhante.

Feliz 2012 e até a próxima.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MERITOCRACIA - O QUE É E COMO FAZER ACONTECER NA SUA EMPRESA, SEJA ELA DE QUALQUER TAMANHO !!! - 13/12/2011

Quem merece crescer  na sua empresa ???
  
          Uma política de meritocracia garante que os melhores colaboradores de uma  empresa cresçam de forma justa e ajuda a montar uma equipe coesa.
    Se você quer  começar a implementar algo parecido com seus funcionários, precisa, antes de  qualquer coisa, entender algumas questões básicas sobre o assunto e eliminar alguns mitos:

 Meritocracia não é coisa só de empresa  grande:

 Gustavo Periard, criador do site Sobre Administração e pesquisador de práticas de liderança, explica que, como a meritocracia diz respeito à forma como os  gestores avaliam o desempenho dos seus funcionários para promovê-los a cargos  mais altos da empresa, para o sistema funcionar não é necessário que a  companhia seja grande. Além disso, por não exigir altos investimentos  financeiros – é possível colocar a ideia em prática apenas utilizando a boa  vontade dos participantes –, o sistema se torna fácil de ser aplicado também  nas micro e pequenas empresas. Silvia Osso, consultora empresarial, concorda e  acrescenta: “O sucesso da prática é mais uma opção de cultura organizacional do que de porte da empresa”.

Profissionais de todos os níveis  hierárquicos devem ser avaliados e reconhecidos pelo seu desempenho:

 Na  Ambev, por exemplo, tanto estagiários quanto grandes executivos participam da  política de meritocracia. E deve ser assim  em qualquer companhia que deseje implementar esse sistema. “A melhor forma de  manter o espírito de competição saudável é valorizando os profissionais pelo  seu trabalho e talento, pois é isso o que garante a continuidade e a expansão dos negócios”, afirma Silvia. Por isso, a melhor opção é a de utilizar essa  metodologia para todos os integrantes do quadro da organização.
Meritocracia não é a mesma coisa que plano de cargos e salários – “Apesar de intimamente ligados, já que ambos valorizam os colaboradores  de uma empresa, plano de cargos e salários e meritocracia não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro foca apenas na distribuição hierárquica dos cargos em relação ao desempenho, o segundo foca também – e principalmente – no  desempenho diante dos resultados da empresa”, explica Silvia.

Como qualquer política empresarial, a meritocracia, além de possuir várias qualidades, possui alguns defeitos.

Vantagens:
  • Colaboradores  mais engajados, pois se sentem importantes para o crescimento da empresa e  sabem que seus resultados trarão frutos para ambas as partes – e não apenas para  os chefes.
  • Profissionais  mais motivados, pois sabem que seu crescimento dentro da companhia depende  apenas deles e que bônus e remunerações extras estão programados em caso de  cumprimento de determinadas metas.
  • Transparência  dentro da empresa, garantindo maior confiança e maior sensação de bem-estar  dentro da companhia, o que, mais uma vez, colabora para a existência de profissionais mais  engajados e motivados.
  • Resultados  mais satisfatórios, ocasionados por uma equipe mais bem treinada e que conhece  melhor a empresa e todos os processos dela.
Desvantagens:
  • Às  vezes, a empresa que estabelece a política de meritocracia naturalmente  pressiona os colaboradores para que eles batam suas metas e sejam reconhecidos  por isso. No entanto, em muitos casos isso acaba prejudicando o profissional,  que, sob pressão, não consegue os resultados que normalmente obteria.
  • Possíveis  “ciumeiras” ocasionadas pela promoção de um colaborador, em detrimento de outro.
Texto retirado da revista Liderança. Agradecimento especial ao seu editor-chefe Júlio Clebsch.

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

“Você sabe que está no caminho certo quando é capaz de despertar, em vez do medo, o respeito e a admiração de sua equipe” - 08/12/2011

Como o título da postagem diz claramente.... os profissionais que estão neste caminho tem sempre um bom planejamento de Gestão de Pessoas:

  • Facilidade de  expressão –  Quando o líder sabe se comunicar e expressar suas ideias e opiniões, fica mais  fácil para os seus subordinados absorverem as informações e colocarem em prática o  que foi proposto.
  • Profissionalismo – É fundamental que o  líder saiba, antes de tudo, ser profissional. Descarregar seus problemas  pessoais nos subordinados ou deixar que interfiram em seu trabalho não é  postura de líder, afinal, o que está em jogo não é a sua pessoa, mas a sua empresa.
  • Promover a cultura do  bom relacionamento interpessoal – O verdadeiro líder é aquele que incentiva o  respeito e o bom trato entre os profissionais, criando um ambiente de  cooperação e amizade entre a equipe.
  • Criatividade – Saber lidar de  maneira criativa com conflitos é característica de um bom líder. O ideal é  transformar uma situação complexa ou divergente em algo positivo,  proporcionando melhorias no relacionamento entre as equipes.
  • Feedback – Todo profissional  gosta de saber como seu líder está avaliando seu trabalho. Não hesite em  fornecer feedback para engajar e  estimular as pessoas. Se ele for negativo, aposte na crítica construtiva e,  ainda assim, evite fazê-lo na frente de outros funcionários.
  • Equilíbrio emocionalBons resultados não são conquistados na base do autoritarismo ou do descontrole emocional, o que costuma inibir e desmotivar funcionários.
  • Investir na equipe – Cursos de capacitação, palestras, ginástica laboral, treinamentos periódicos... qualquer  tipo de investimento que signifique crescimento profissional aos funcionários é estimulante!
  • Objetivos comuns – Possibilitar que o profissional enxergue os objetivos da empresa e as conquistas realizadas é essencial para que ele entenda que todos estão crescendo juntos e que cada um é responsável por esse crescimento.
  • Flexibilidade – Ser flexível  significa saber adotar determinada postura conforme o perfil do funcionário e o  caso em questão. É fundamental que o líder saiba como agir em qualquer tipo de  situação.
  • Descontração – Promover encontros fora da empresa, como happy hours ou eventos envolvendo funcionários, é extremamente importante para aproximar os profissionais e permitir que interajam longe do ambiente de trabalho.
Agradecimentos a Revista Liderança.

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CURSO EM ESTRATÉGIA OPERACIONAL E ADM DE EQUIPES FITNESS E WELLNESS - 05/12/2011

CURSO EM ESTRATÉGIA OPERACIONAL E ADM DE EQUIPES FITNESS E WELLNESS
CURSO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE (FITNESS, PILATES ETC) QUE TRABALHEM COM EQUIPES !!ADQUIRA CONHECIMENTO ENQUANTO PROFESSOR, FIQUE PREPARADO PARA ASSUMIR FUTURAMENTE UM CARGO DE COORDENAÇÃO OU COMECE SUA EDUCAÇÃO PARA SER GESTOR!!!

TEMAS:
• GESTÃO OPERACIONAL E ADM DE ACADEMIAS E ESTÚDIOS
• MARKETING PESSOAL E BÁSICO EM PROCESSO DE VENDAS
• LIDERANÇA
• COACHING
• ASPECTOS DE ADESÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES
• CONHEÇA OS VÁRIOS PERFIS DE COMPORTAMENTO DE CLIENTES E DE SEUS COLEGAS DE TRABALHO, APRENDA A CONTRATAR CORRETAMENTE E MONTAR SUA EQUIPE

DIA DO CURSO:
SÁBADO, DIA 10 DE DEZEMBRO


LOCAL: EDIFICÍO SAENS PENA MEDICAL CENTER – RUA CONDE DE BONFIM 255, 1º ANDAR, SALA 103 – BAIRRO TIJUCA – A 1 QUARTEIRÃO DO METRÔ ESTAÇÃO SAENS PENA.

HORÁRIO:
08:30H AS 18:00H

ESTACIONAMENTO NO LOCAL COM MANOBRISTA: R$ 10,00 (O DIA, DURANTE O HORÁRIO DO CURSO)

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SALA DO EVENTO:
• CADEIRAS ESTOFADAS
• AR CONDICIONADO
• MESA CENTRAL (ESTILO REUNIÃO)
• DATASHOW E TELÃO
• COFEE BREAK

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES EM SALA:
10 PARTICIPANTES

INVESTIMENTO:
R$ 120,00

OS INTERESSADOS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM JOÃO LAURENTINO POR TELEFONE OU PELO LINK DA PÁGINA DO CURSO NO FACEBOOK (

http://www.facebook.com/event.php?eid=187797204635667)

TODOS TEM A OPÇÃO PARA UM DEPÓSITO REFERENTE A PRIMEIRA PARCELA NO VALOR DE R$ 60,00 E O VALOR RESTANTE DEVERÁ SER PAGO NO DIA DO CURSO. (DINHEIRO OU CHEQUE).
POR EMAIL: PROFESSORJOAOCARLOS@GMAIL.COM
POR FACEBOOK: http://www.facebook.com/professorjoaolaurentino ou POR TELEFONE: 21-7723-1782
OPORTUNIDADE ÚNICA DE ADQUIRIR CONHECIMENTO DIFERENCIADO!!!! SÓ 10 VAGAS POR TURMA!

PROFESSOR PALESTRANTE:
PROF. JOÃO LAURENTINO (VIDE CURRICULUM EM HTTP://GESTAODEACADEMIAS.BLOGSPOT.COM)

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COACHING......???? ALGUMAS EXPLICAÇÕES..... - 01/12/2011

Sobre as nomenclaturas: Coach / Coachee / Coaching Coach: Profissional que aplica o processo.
Coachee: Quem recebe o trabalho de coaching.

O que é coaching?
Coaching é um processo estruturado (começo, meio e fim) que visa a melhoria de habilidades, competências ou comportamentos.

Coaching: É o processo em si..

Objetivo: o alcance de metas pré-definidas pelo ou para o cliente.

Como se dá este processo? Dá-se através deste processo estruturado (começo, meio e fim) e de ferramentas de trabalho objetivando:
- A identificação da meta a ser atingida.
- A identificação dos pontos a serem trabalhados.
- A elaboração de plano de ação.
- As estratégias para o atingimento da meta.
- As tarefas.
- A avaliação das ações e do processo.
- O feedback.

A quem é destinado?- Profissionais em fase de mudança em suas carreiras.
- Profissionais com novas e desafiadoras responsabilidades.
- Aqueles que desejam desenvolver habilidades específicas.
- Grupos que precisam pensar e atuar como equipe.

Para equipes:
Foco e organização.
- O pensar e analisar.
- A comunicação entre os membros da equipe.
- O engajamento e o espírito de equipe.


Obrigado a todos e até a próxima.