quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

“Você sabe que está no caminho certo quando é capaz de despertar, em vez do medo, o respeito e a admiração de sua equipe” - 08/12/2011

Como o título da postagem diz claramente.... os profissionais que estão neste caminho tem sempre um bom planejamento de Gestão de Pessoas:

  • Facilidade de  expressão –  Quando o líder sabe se comunicar e expressar suas ideias e opiniões, fica mais  fácil para os seus subordinados absorverem as informações e colocarem em prática o  que foi proposto.
  • Profissionalismo – É fundamental que o  líder saiba, antes de tudo, ser profissional. Descarregar seus problemas  pessoais nos subordinados ou deixar que interfiram em seu trabalho não é  postura de líder, afinal, o que está em jogo não é a sua pessoa, mas a sua empresa.
  • Promover a cultura do  bom relacionamento interpessoal – O verdadeiro líder é aquele que incentiva o  respeito e o bom trato entre os profissionais, criando um ambiente de  cooperação e amizade entre a equipe.
  • Criatividade – Saber lidar de  maneira criativa com conflitos é característica de um bom líder. O ideal é  transformar uma situação complexa ou divergente em algo positivo,  proporcionando melhorias no relacionamento entre as equipes.
  • Feedback – Todo profissional  gosta de saber como seu líder está avaliando seu trabalho. Não hesite em  fornecer feedback para engajar e  estimular as pessoas. Se ele for negativo, aposte na crítica construtiva e,  ainda assim, evite fazê-lo na frente de outros funcionários.
  • Equilíbrio emocionalBons resultados não são conquistados na base do autoritarismo ou do descontrole emocional, o que costuma inibir e desmotivar funcionários.
  • Investir na equipe – Cursos de capacitação, palestras, ginástica laboral, treinamentos periódicos... qualquer  tipo de investimento que signifique crescimento profissional aos funcionários é estimulante!
  • Objetivos comuns – Possibilitar que o profissional enxergue os objetivos da empresa e as conquistas realizadas é essencial para que ele entenda que todos estão crescendo juntos e que cada um é responsável por esse crescimento.
  • Flexibilidade – Ser flexível  significa saber adotar determinada postura conforme o perfil do funcionário e o  caso em questão. É fundamental que o líder saiba como agir em qualquer tipo de  situação.
  • Descontração – Promover encontros fora da empresa, como happy hours ou eventos envolvendo funcionários, é extremamente importante para aproximar os profissionais e permitir que interajam longe do ambiente de trabalho.
Agradecimentos a Revista Liderança.

Obrigado a todos e até a próxima.

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