terça-feira, 12 de abril de 2011

NOVO NO CARGO DE CHEFIA: PESADELO OU SUCESSO?? - POSSÍVEIS PROBLEMAS E SOLUÇÕES - 12/04/2011

Ser promovido a um cargo de chefia pode ser o desejo de muitos profissionais. Mas o tão sonhado posto pode virar pesadelo se a pessoa não souber gerenciar a sua equipe. Neste momento, é comum que os novos gestores errem por falta de experiência ou por excesso de vontade de querer acertar. 
Geralmente os erros acontecem porque as pessoas que são promovidas a um cargo de liderança não recebem treinamento. Para que isso não ocorra, as empresas de fitness precisam criar programas internos de desenvolvimento.  
Adicionei alguns tópicos nas linhas abaixo que podem já vir acompanhando, enfim, “JÁ FAZER PARTE” de um novo profissional recém-promovido e que não teve treinamento adequado.... ele teve simplesmente aquela “conversa” anterior a notícia de promoção..... mas coloquei dicas que podem ajudar também !  
  • ·         Começar com uma postura profissional preestabelecida em mente.  Dica: Humildade. 
  • ·     Considerar que você sabe tudo: mesmo que o profissional tenha total conhecimento de sua área, ele não sabe tudo, já que a parte mais importante do trabalho ele ainda não domina: gerenciar pessoas.  Dica: Ouça as pessoas que estão ao seu redor e procure saber a opinião delas.
  • ·     Mostrar a todos quem está no comando: todos da sua equipe sabem que você está no comando. Não é necessário demostrar todo o tempo que você é o chefe. Dica: O fundamental é que o novo gestor faça a diferença.
  • ·     Mudar tudo: só porque alguma atividade não é feita da mesma forma que você costuma fazer, não significa que necessariamente está errada. Dica: Paciência e observação.
  • ·     Ter medo de fazer tudo: talvez você não tenha solicitado essa promoção e não esteja certo que poderá dar conta do trabalho. Mas não permita que isso faça com que você não exerça sua função da melhor maneira possível. Dica: Seus superiores não teriam colocado você neste cargo se eles não tivessem confiança que você pode dar conta do recado.                                               
  • ·      Errar por falta de experiência ou por excesso de vontade de querer acertar. Dica: Converse muito com o seu mentor e analise seus conselhos de acordo com a sua visão atual da situação.
  • ·   Não dedicar tempo para conhecer seu time: mesmo que você tenha trabalhado ao lado dos profissionais da sua equipe durante anos, isso não significa que você os conhece. Dica: Entenda o que os estimula, como motivá-los, o que os deixa apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a forma pela qual você pode gerenciá-los de maneira eficaz. Lembre-se que sua equipe é o que irá fazer com que você se saia bem ou não no desafio de ser um bom líder. Sua atenção em termos de  tempo para eles é primordial.
  • ·       Não perder tempo com o seu chefe: quem acredita que o chefe compreenderá que o novo gestor está ocupado e não precisa do seu tempo está enganado! Seu trabalho, da mesma forma como era antes de você virar um gestor, é apoiar seu chefe. Dica: tenha algum tempo para ele, para que ambos possam trocar informações e para receber direcionamento e treinamento.
  • ·       Não se preocupar com problemas ou com funcionários problemáticos: você não pode mais evitar problemas ou acreditar que eles vão se resolver sozinhos. Dica: Quando algo acontece é a sua função descobrir a melhor solução e fazer com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião ou apoio dos demais. Você é a pessoa que tem que garantir que a questão está sendo devidamente encaminhada.
  • ·         Não se permitir ser humano: ser chefe não representa que você não pode rir, demonstrar emoções, ou mesmo cometer um erro ocasional.  Dica: Relaxe.
  • ·   Não proteger seu time: os profissionais de sua equipe recebem pressão de todos os lados por resultados. Outras áreas da empresa podem querer culpa-los etc., etc. O Diretor pode decidir que o nível salarial dos seus comandados está superestimado, e outras situações...    Dica: É sua função defender o seu time e se assegurar que eles são tratados da forma mais justa possível.
  • ·      Evitar responsabilidade por qualquer coisa: goste ou não, como gestor você é responsável por tudo o que acontece no seu time. Dica: Você tem de construir canais de comunicação de forma que não haja surpresas. Lembre-se de que a responsabilidade vai de mãos dadas com a autoridade conquistada.
  • ·     Rotular gerações: outro erro comum é rotular as diferentes gerações que trabalham na sua equipe e empresa. Dica: Os gestores têm de saber aproveitar os diferentes tipos de profissionais.

De todas as dicas, a mais importante: Aprenda a conviver e todos ganharão: a empresa, os profissionais e o chefe!

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário