quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ALGUMAS DICAS PARA UM FINAL DE ANO MARAVILHOSO !!! - 30/12/2010

  • Passo 1 – Não sobrecarregue sua mente pensando e repensando nas atividades que precisa realizar. Organize-se fazendo uma lista de tarefas. Colocar no papel vai permitir que a lista saia da sua cabeça e fique na sua agenda, medida que evita que sua mente remoa insistentemente aquilo que precisa ser feito.
  • Passo 2 Cuide da sua cabeça. Faça meditação, ou melhor, interiorização, aliviando sua mente da sobrecarga de compromissos. É importantíssimo que você aprenda a dominar seu equipamento mental para evitar que ele sobrecarregue seu corpo com excesso de medo e preocupação.
  • Passo 3 Desfrute deste momento de fim de ano. A ansiedade nos faz viver a ilusão de que o prazer e a alegria são estados que somente viveremos quando todos os nossos problemas estiverem resolvidos. Isso é uma ilusão. Precisamos nos tornar capazes de curtir o momento, seja ele qual for. Nesse caso da correria de fim do ano, curta e aproveite os seus passeios aos shoppings e às lojas, a preparação para as festas e os encontros com familiares e amigos. Sem dúvida, todos esses eventos implicam em trabalho e em muitos contratempos, mas tudo isso faz parte da vida. Aceitar essa realidade lhe dará condições de aproveitar todos os momentos deste seu fim de ano sem ansiedade, mas com alegria e paz no coração, pois esse é o verdadeiro sentido e a verdadeira essência da virada de ano.
E para ajuda-los ainda mais....leiam atentamente abaixo e divirtam-se....



Não são os fracassos e as descrenças que movem você e uma empresa, mas sim o sucesso. Aquilo que você faz certo e em que é realmente bom é que vai garantir a sua permanência no mercado.
Por isso, neste fim de ano, mais que fazer promessas e desejos para 2011, quero propor uma reflexão: lembre-se de três coisas que foram cruciais para você atingir o sucesso, fazer uma mudança importante ou permanecer fazendo o que gosta. Vamos lá, preencha mentalmente:
1.
2.
3.
E, agora, faça uma análise utilizando a ferramenta 5W2H para entender o que levou você a atingir essas três coisas. Para quem não conhece, a ideia é analisar:
  • O que você fez?
  • Quem foi crucial para ajudá-lo?
  • Como você fez?
  • Onde fez?
  • Quando aconteceu?
  • Quanto foi necessário? – aqui entram recursos, tempo e, é claro, dinheiro.
  • Por que você fez?
A técnica tem esse nome porque sua origem é do inglês e consiste em responder sete perguntas: “What?", "Who?", "When?", "Why?", "Where?", "How?" e "How much?”. Ou seja: “O que?", "Quem?", "Quando?", "Por quê?", "Onde?", "Como?" e "Quanto custa?”.

Aproveitem !!!

Feliz 2011, obrigado a todos pela companhia e até a próxima.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PRESENTE DE NATAL !!! PLANILHA DE MANUTENÇÃO DE UNIDADES - 24/12/2010

Clique no link abaixo e baixe o presente de natal do BLOG para empresas fitness....uma planilha de controle de manutenção que farão todos da unidade mais felizes...inclusive seu encarregado de manutenção !!!

http://cid-ddebf465d75a309a.office.live.com/view.aspx/P%C3%BAblico/planilha%20verifica%C3%A7%C3%B5es%20manuten%C3%A7%C3%A3o.xls


Como funciona:
  • SEU ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO CHEGA AO TRABALHO, PEGA A PLANILHA E PERCORRE TODA A UNIDADE PROCURANDO SITUAÇÕES DE ACORDO COM O COMEÇO DOS ITENS DA PLANILHA
  • O ENCARREGADO ANOTA TODOS OS PROBLEMAS
  • AO FIM DA VERIFICAÇÃO, ELE RETORNA AO PRIMEIRO PROBLEMA DETECTADO E COMEÇA A RESOLVE-LOS OU A TENTAR.
  • VOCÊ, GERENTE OU EMPRESÁRIO, TEM UMA FERRAMENTA DE CONTROLE DE COMO SEU FUNCIONÁRIO ESTÁ DESENVOLVENDO SUA ROTINA DIÁRIA E TEM VISUALIZADO OS PROBLEMAS COTIDIANOS E ATÉ REPETITIVOS DE SUA EMPRESA EM TERMOS DE MANUTENÇÃO, DAÍ, PODE CRIAR NOVAS ESTRATÉGIAS E CONTROLES 
  • A PLANILHA ESTÁ EM EXCEL E PODE SER MUDADA DE ACORDO COM A REALIDADE DE SUA EMPRESA
  • DEIXE IMPRESSA PARA SEU FUNCIONÁRIO DE MANUTENÇÃO 1 FOLHA CORRESPONDENTE A CADA DIA DO MÊS (30, 31 FOLHAS)

Feliz Natal a todos e até a próxima.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CHEGA O MOMENTO DE FAZER A REFLEXÃO SOBRE 2010....... - 22/12/2010

E você, já fez sua reflexão?
Quais são as conquistas que obteve em 2010? Em que você ou sua empresa acertou e em que errou? O que pretendem aprimorar ou criar para o próximo ano? Que produtos ou projetos parecem não estar com o mesmo fôlego e devem passar por uma reformulação, ou até mesmo pela extinção, para que novidades possam surgir e se consolidar?
E a principal pergunta: como você pretende fazer essas mudanças na sua forma de ser e estar? Não basta apenas olhar para elas, saber que existem, você também precisa evoluir como profissional e como pessoa para se destacar no mercado e alcançar a excelência!
Estou contigo nessa caminhada de crescimento como profissional de Educação Física que, garanto, não tem fim.

 E para 2011 já apresento o começo das reflexões para o próximo ano que vai se iniciar.....como também sou profissional de Eduação Física e procurando sempre contribuir com o crescimento da profissão estou com alguns projetos novos aqui no RJ e um deles é através dos estúdios de condicionamento da  Holistic Training que estão sendo cada vez mais instalados nas empresas de fitness e wellness criando oportunidades de trabalho para todos nós!!!

certamente 2011 trará ainda mais novidades do que 2010.

Um forte abraço a todos, um Feliz Natal e ótimo Ano Novo!!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE O PROCESSO DE COMO SE CONSTRÓI LIDERANÇAS ??? - 18/12/2010

 Liderança....muita discussão sobre o tema, muitos líderes no mercado.....e o processo de como chegar a ser um ???

Em relação ao processo de construção da liderança, não consigo imaginar que uma empresa, seja qual for o tamanho, tenha de imediato o líder certo para a área certa e a equipe certa. Por mais experiente que seja o profissional escolhido para o cargo, cada desafio exigirá dele uma reavaliação sobre a própria forma de pensar e agir considerando que a liderança é situacional e depende de inúmeros fatores para obter o sucesso.

Em geral, a construção da liderança é um processo ignorado pela maioria das organizações, principalmente quando se sabe que nem ninguém nasce líder, nem todos os líderes levam a resultados e nem todos os que chegam ao topo são líderes. Para não incorrer no mesmo erro e se tornar um líder por excelência, você deve procurar compreender etapa por etapa do processo.

Autoavaliação: você está pronto para ser líder? Possui competências ou habilidades básicas necessárias para o bom desempenho do cargo? Conhece as atividades relacionadas ao cargo em questão? Conhece as suas principais deficiências? Sabe pensar estrategicamente ou ainda está muito ligado ao operacional?

Internalização: você estudou as características básicas de um líder? Analisou os atributos de um líder de alto desempenho, mapeou suas competências, conhece seus pontos fortes e sabe exatamente quais os pontos fracos a serem trabalhados? Você está pronto para iniciar o processo de aprendizado da liderança?

Mudança de hábito: de posse do conhecimento das características, competências e habilidades imprescindíveis para assumir tamanha responsabilidade, você está disposto a imprimir o esforço necessário para mudar a sua forma de pensar e agir perante seu novo chefe, sua nova equipe, seus novos pares e concorrentes?

Maturidade: você entende, finalmente, que a liderança é um processo constante de aprendizado, portanto, além de suportar a pressão pela conquista de resultados cada vez melhores, precisa renovar-se dia a dia para manter a posição sem abrir mão dos seus princípios?

Os lucros saudáveis são essenciais porque constituem o combustível imprescindível para o sucesso dos negócios, entretanto, o lucro não deve vir em primeiro lugar. Os lucros são o subproduto de um negócio bem administrado que passa, inevitavelmente, pela liderança bem fundamentada em todos os níveis hierárquicos da organização.

Conquistar um cargo de liderança é fácil (NEM SEMPRE....RRSRS). Manter-se íntegro sob pressão depende de um processo longo e doloroso de construção da liderança baseada em princípios e valores sólidos que transcendem a figura do próprio líder. Pense nisso, obtenha sucesso e seja feliz!

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EMPRESÁRIO, PROFESSOR, PERSONAL ETC.....VOCÊ SABIA QUE ATENDER É VENDER ?? - 14/12/2010

ATENDIMENTO, o eterno diferencial para qualquer empresa e setor.....estamos diáriamente vendendo e  vender é uma sequência de atitudes, que são muitas....mas a "conquista", se faz presente em todas as etapas.....por isso, atenda sempre da mesma maneira que você gostaria de ser atendido e nestes momentos  lembre-se das seguintes chaves da venda:
  • O entusiasmo é fundamental.
  • Educação é prioridade na vida de um profissional.
  • Aprenda a ouvir! As chaves do fechamento e entendimento estão nas palavras do cliente.
  • Não use termos técnicos, fale a língua do seu cliente.
  • Honestidade e ética sempre estão acima de tudo. Nunca decepcione o cliente.
  • Não faça promessas, a não ser que possa cumpri-las.
  • Só "venda" quando tiver certeza de que as dúvidas do cliente foram sanadas.
  • Seja objetivo. O tempo do cliente vale dinheiro – e o seu também!
  • Não faça prejulgamentos, pois as aparências enganam!
  Analise sobre seu modo de atendimento, reflita sobre as linhas acima, mude se tiver que mudar e tenha sempre em mente: Sucesso sempre!

Obrigado a todos e até a próxima.

sábado, 11 de dezembro de 2010

PROFISSIONALISMO NO MOMENTO DA SUA SAÍDA DE UMA EMPRESA É FUNDAMENTAL - 10/12/2010

Pode-se dizer que estamos em um momento histórico no qual vínculos são rompidos de forma instantânea, principalmente, quando se trata do vínculo empregatício. Mudar de empresa (seja por vontade própria ou não) é hoje visto como algo absolutamente normal e até certo ponto denota flexibilidade e capacidade de encarar novos desafios. No entanto, alguns profissionais mostram-se pouco preparados para situações de rompimento e acabam trocando os "pés pelas mãos" neste momento tão delicado de suas vidas profissionais. Desligar-se da empresa com classe e elegância é básico nos dias de hoje e alguns descuidos e descasos nesta ocasião podem denegrir a imagem que se levou muito tempo para ser construída.

Mesmo quando se pede demissão de uma empresa e se tem que cumprir o tal do aviso prévio é imprescindível mais uns dias de muita disciplina para não deixar a "peteca cair" e mostrar o seu profissionalismo. Neste momento a tendência do funcionário que está se desligando é diminuir o nível de energia e o comprometimento geral. É nesta hora que o profissional em fase de desligamento acaba pecando por detalhes quase que insignificantes, mas que afetam por demais a sua imagem profissional seja entre os pares, superiores e ainda pelo profissional que irá substituí-lo. É muito desagradável deixar tarefas inacabadas, informações desorganizadas e pendências desnecessárias para o seu sucessor. Como provavelmente o contato com seu substituto não será muito extenso, esta é a imagem que ele irá ter de você, ou seja, de alguém descomprometido e displicente.

Já para quem é desligado o cuidado tem que ser ainda maior, pois geralmente esta informação vem de surpresa e o tempo para processar a notícia é mínimo, geralmente uma tarde de sexta-feira. Tal momento é propício para mostrar controle emocional, esconder as mágoas e ressentimentos e deixar para "discutir a relação" em outra ocasião. Não é adequado tentar reverter a demissão, já que para a empresa isto está formalizado e foi bem planejado. A hora é de sair com a "cabeça erguida" e agir com calma e elegância. Agarre-se a toda dignidade que lhe resta.

Para tornar o momento menos difícil, seguem algumas dicas (bem básicas) para quem por algum motivo está se desligando de qualquer organização:
  • Enviar um e-mail de preferência com um tom de agradecimento aos colegas de trabalho. Se tiver tempo, pode ser um e-mail para os pares, outro para os subordinados e um especial para o superior. Neste e-mail é de bom tom deixar disponível e-mail particular e telefone móvel. É uma boa forma de manter o contato e quem sabe ser lembrado para uma indicação.
  • Nunca entrar em detalhes sobre o motivo da demissão e muito menos "desabafar". Não é hora também de enviar Currículo e pedir indicação de emprego. Deixe isto para outra oportunidade e se for mandar o Currículo o faça com e-mail individual, ou seja, apenas com um destinatário.
  • Se puder desocupe a sua sala e leve os pertences mais significativos. Peça para um colega encaixotar o resto e busque ou mande alguém buscar em outro momento. O ritual de arrumar as malas em fim de relação é desgastante para todos e pode eliciar respostas emocionais desagradáveis.
  • Não é hora também de salvar todos os arquivos eletrônicos, existem inclusive muitas empresas que bloqueiam o acesso dos demitidos no momento subseqüente à demissão. Portanto, mantenha sempre um back-up eletrônico das informações mais importantes, pois nunca se sabe o dia de amanhã.
Sair com classe, elegância e profissionalismo é o que se espera de qualquer profissional e isto pode ser inclusive um ponto favorável para a sua imagem no futuro, pois como muito bem pontuou Saramago, "Das habilidades que o mundo sabe essa ainda é a que faz melhor: dar voltas".

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO PROFISSIONAL........ - 07/12/2010

  1. Evite usar frases negativas, como: “É impossível”, “Isso não vai funcionar” ou “Eu não vou conseguir”. Em vez disso, adote colocações como: “Esse pode ser um bom desafio” ou “Vou encontrar uma boa maneira de fazer funcionar”. Faça como os vencedores: foque as oportunidades, acredite sempre no sucesso e fique atento aos bons ensinamentos.
  2. Pare de se perguntar o que a profissão pode fazer por você e descubra o que você pode fazer para se tornar o melhor PROFISSIONAL de todos os tempos. A partir daí, o primeiro passo é  se concentrar nas possibilidades e parar de reclamar de coisas sobre as quais você não tem controle, priorizando o que pode ser mudado e realizado pela sua empresa, clientes, parceiros e por si mesmo. Dessa maneira, você conquistará o sucesso mais rápido do que espera.
  3. Não fique muito tempo diante da televisão. Em vez disso, leia bons livros, ouça mensagens que o ajudem a viver melhor. Pare de reclamar de seus problemas pessoais e use sua energia para se manter em alto-astral.
  4. Oscile sempre. A vida ensina que a mudança é necessária e o sucesso é opcional. Quem não mudar por vontade própria será mudado pelas circuntâncias da vida.
  5. Ajude a vida a lhe ajudar. Muita gente acha que vai subir na vida evitando a vitória do próximo – é justamente o contrário. O primeiro degrau na escalada para o sucesso, já dizia o mestre Zig Ziglar, “consiste em ajudar as pessoas a conseguirem o que mais desejam”.

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ALGUNS "CHEFES" SÃO MEDÍOCRES QUANDO....... - 02/12/2010

Este texto é direcionado àqueles profissionais que precisam aprender, crescer e mudar... ou ser demitidos, por causa do seu ego, arrogância, vaidade ou falta de inteligência emocional. Infelizmente, teremos que continuar convivendo com muitos medíocres por um bom tempo no escritório. Se você conhece alguém assim, tire uma cópia do texto e deixe em cima da mesa dele/dela.......(RSRSRS...)
  1. Têm que estar sempre certos: A maioria dos chefes medíocres usará seu cargo e autoridade para dar suporte a este defeito de caráter. Eles precisam sempre ganhar as discussões, forçar as pessoas a concordarem com elas e fazer tudo do seu jeito. Seu ego nunca permite que eles aceitem que estão errados ou que cometeram um erro. Acabam atraindo um bando de puxa-sacos - gente que só diz sim e faz tudo que mandam. Isso acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.
  2. Perdem a calma por qualquer coisa: A maioria dos chefes medíocres usará sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros. Parecem ter um prazer especial em discutir e insultar as pessoas, usando muitas vezes ‘piadinhas’ de conotação sexual, étnica ou religiosa para diminuir os colegas/subordinados. Muitos deles podem até se desculpar depois, mas não sem antes acusar o outro de ter começado e provocado.
  3. Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: A maioria dos chefes medíocres prefere apontar e culpar os outros do que assumir seus próprios erros. Ao fazer isso, ao invés de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente, só conseguem aumentar os ressentimentos e a desmotivação dentro da equipe.
  4. Têm pouca tolerância e nenhuma paciência: Embora falem muito de tolerância e paciência, para a maioria dos chefes medíocres na prática o que acontece é o contrário, principalmente em relação a pessoas, lugares, projetos e idéias que não se encaixam com seus preconceitos. Enquanto tentam manter a fachada, estes medíocres tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de trabalho, matando a paixão e a energia de todos.
  5. Têm sérios problemas para controlar-se: A maioria dos chefes medíocres têm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortáveis quando algum outro está no comando. Acreditam que têm todas as respostas, e acham que são pagos por isso. Dentro das suas cabecinhas, imaginam ser perfeitos e que todo mundo está olhando para eles como modelos, gurus, mestres. Se eles não controlarem o Universo, acreditam que o caos e a confusão tomarão conta de tudo – quando, na realidade, é justamente o contrário: eles é que são o centro do problema.
  6. Têm medo de delegar: Muitos chefes medíocres rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem cérebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente, isso acaba matando a liberdade de expressão, a diversidade e qualquer possibilidade de mudança!
  7. Não têm um propósito maior na vida: A maioria dos chefes medíocres apóia oficialmente a filosofia atual de um local de trabalho alegre e saudável, onde o cliente é quem manda. Isso na fachada, porque na hora da verdade eles pressionam seus consultores/recepcionistas a fazer cada vez mais planos e ligações, vender mais a qualquer custo, deixando o objetivo do cliente de lado, etc. – qualquer coisa que traga resultados rápidos com o mínimo necessário de tempo. E os colaboradores que se danem – "eu quero resultados".
  8. Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente: Já que a maioria destes medíocres só se interessa mesmo com os resultados finais e aumentos de produtividade, esquecem de cuidar da sua equipe. Não conhecem as pessoas pelo que elas são – somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, já que existem benefícios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medíocres sentem-se altamente desconfortáveis, pois se são incompetentes em lidar com suas próprias emoções, imagine então com a dos outros
  9. Têm baixíssima inteligência emocional: Enquanto muitos medíocres tem níveis altos de inteligência e treinamento, com formação em Universidades famosas e muito conhecimento técnico, tendem também à pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e caráter fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este defeito acaba provocando reflexos em outras áreas, como por exemplo recrutamento e contratação inadequados, o que cria um ciclo vicioso de demissões e alto turn over.
  10. Não têm autenticidade e honestidade: A maioria dos chefes medíocres acha que pode enganar seus subordinados e às vezes até clientes com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes ‘pequenos detalhes’ na verdade estão cavando sua própria cova. As pessoas aprendem rapidamente quando alguém não é totalmente honesto, não veste a camisa e quando sua ética é a ética apodrecida de buscar resultados a qualquer custo. Muitas pessoas ficam deprimidas ao trabalhar num lugar assim – se é esse o seu caso, caia fora rápido! O mercado está cheio de oportunidades, e a vida é curta demais para desperdiçar com um chefe medíocre e desonesto.
Lembrem-se: as pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito – mas nunca se esquecerão de quem você é, como é e como as tratou. O mundo é pequeno – trate-as bem!

Obrigado a todos e até a próxima.