É surpreendente como ideias simples e efetivas podem surgir quando não se espera. Isto acontece quando uma reunião é bem feita, com um objetivo definido, pauta previamente publicada e hora para começar e acabar, ela passa a ser interessante e principalmente a atingir o seu alvo.
Porém, é comum permitir que as reuniões terminem sem um plano de ação. Na questão relativa aos brainstorms não é recomendado ficar se prendendo aos "comos" e "quandos" para deixar as ideias fluírem, mas nada impede que se faça um plano de ação logo após o término da reunião.
5W2H é basicamente um formulário para execução e controle de tarefas onde são atribuídas as responsabilidades e determinado como o trabalho deverá ser realizado, assim como o departamento, motivo e prazo para conclusão com os custos envolvidos.
Recebeu esse nome devido a primeira letra das palavras em inglês:
1 – What (o que será feito)
2 – Who (quem fará)
3 – When (quando será feito)
4 – Where (onde será feito)
5 – Why (por que será feito)
1 – How (como será feito)
2 – How Much (quanto custará)
Segue modelo básico de planilha:
Para maiores informações ou dúvidas....deixem comentários que eu responderei com prazer!!!
Obrigado a todos e até a próxima.
O MUNDO DA GESTÃO DOS ESTÚDIOS DE TREINAMENTO E AFINS, SUAS NUANCES DE VENDAS, TREINAMENTO E MUITAS DICAS PARA UTILIZAR SEMPRE QUE PRECISAR !!!!!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
English Rose - Paul Weller
Para relaxar e sair da rotina.......simplesmente curtam.....é muito gostoso de ouvir....
quinta-feira, 22 de abril de 2010
FALTA DE TRANSPARENCIA NAS INFORMAÇÕES - 22/04/2010
Falta de informação não significa apenas não falar para seu pessoal o que está acontecendo na empresa, pode significar também:
Obrigado a todos e até a próxima.
- Muita galinha para pouco ovo – Se você quiser que uma empresa ou equipe pare de trabalhar, coloque muitas pessoas em cargos de chefia nela. Quanto mais gente dando palpite, pedindo coisas e mandando, menos os projetos e atividades avançam e mais informação errada é disseminada.
- Burocracia – Na sua empresa, certamente existem documentos ou procedimentos que surgiram um dia e que hoje perderam a razão de ser, ou que foram criados com um fim de segurança mas na verdade são entraves para novos negócios.....mas que continuam a ser repetidos, sempre. Isso significa comunicação inútil, que só fica ocupando o tempo e o cérebro de seus colaboradores. Questione os processos atuais e tente facilitar e simplificar a maneira de trabalhar.
- Puxa-saquismo – Nada pior que ter funcionários que não pensam no que é melhor para a organização ou para os clientes, mas se preocupam apenas em agradar aos poderosos. Essas pessoas são uma das principais fontes de desinformação de uma empresa.
- Duas opiniões – Como gerente, é sua função dar o exemplo e pedir que as pessoas sejam honestas e não tenham receio de falar. Tente fazer com que o ambiente seja relaxado o suficiente para que todos possam vir até você e dizer claramente qual é o problema, o que eles não gostam, etc.
- Reclamações de corredor – Aquelas que ficam só entre os colaboradores e não chegam até você para que possa encontrar uma solução. Ficar reclamando um para o outro não resolve nada e pode levar a um aumento das fofocas – um dos maiores sinais da falta de transparência na comunicação de uma empresa.
- Reclamações de corredor 2 -- Aquelas que surgem entre os colaboradores, que são verdades que deveriam ter sido comunicadas pela diretoria e não foram e por isso causam descontentamento geral e descrédito a empresa. Exemplo: vai atrasar o pagamento de salários....então não deixe chegar ao nível descrito acima.......chame todos os colaboradores antecipadamente e explique a situação.
- Jogo de culpas – Caso você escute com frequência: “Isso não é conosco, é responsabilidade de tal departamento”, significa que os funcionários de sua empresa trabalham em “panelinhas” e não seguem uma visão comum. É difícil ser um profissional correto e com credibilidade quando não se assume a responsabilidade dentro da própria equipe. Lembrem-se que uma academia funciona internamente como uma "rede".
Obrigado a todos e até a próxima.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
DICAS SEMANAIS - 19/04/2010
Você está na academia em um dia teóricamente tranquilo e de repente...."BUMMMM".....acontece algo com um ou vários clientes.......e ao se defrontar com este problema..........você diz a eles:
"calma" ou "se acalme, você está muito nervoso!"
Você, algum dia, já viu isso funcionar em algum lugar? Pedir para a pessoa se acalmar só fará com que ela fique ainda mais nervosa.
Deixe-a falar e escute.....e com firmeza, diga que a entende e que fará tudo para encontrar a melhor solução.
Depois disto só resta a você realmente encontrar a solução. O cliente agradece.
Simples assim........
Obrigado e sucesso a todos.
"calma" ou "se acalme, você está muito nervoso!"
Você, algum dia, já viu isso funcionar em algum lugar? Pedir para a pessoa se acalmar só fará com que ela fique ainda mais nervosa.
Deixe-a falar e escute.....e com firmeza, diga que a entende e que fará tudo para encontrar a melhor solução.
Depois disto só resta a você realmente encontrar a solução. O cliente agradece.
Simples assim........
Obrigado e sucesso a todos.
domingo, 18 de abril de 2010
PREPARE-SE PARA A SUA VENDA - 18/04/2010
Se for atender um cliente novo ou simplesmente dar algum tipo de informação a qualquer pessoa dentro da academia esteja preparado...se as dúvidas forem pertinentes a sua área de atuação, você tem que saber!!
Prepare-se com antecedência e estude.
Saiba que conhecimento é a mesma coisa que ter poder. Conhecimento sobre o serviço, as variantes que possibilitam a ou as suas aplicações, a solução de problemas......
Atender as necessidades, desejos e dúvidas dos clientes e prospects são a mola mestra do sucesso. Torne-se um expert e passe a influenciar os desejos dos clientes.
Obrigado a todos e até a próxima.
Prepare-se com antecedência e estude.
Saiba que conhecimento é a mesma coisa que ter poder. Conhecimento sobre o serviço, as variantes que possibilitam a ou as suas aplicações, a solução de problemas......
Atender as necessidades, desejos e dúvidas dos clientes e prospects são a mola mestra do sucesso. Torne-se um expert e passe a influenciar os desejos dos clientes.
Obrigado a todos e até a próxima.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
NUNCA PRÉ-JULGUE QUALQUER PESSOA ANTES DE INICIAR O PROCESSO DE VENDAS....... - 15/04/2010
Você já fez pré-julgamentos de um prospect antes do processo de vendas, da qualificação??? a roupa "ruim" que ele usava, o aspecto desdenhado ou o biotipo "esquisito".....
Você acha que aquele prospect "estranho' vai achar caro ou não tem poder de compra???
Como você sabe disto?? bola de cristal? visão do futuro?? o que é caro para ele????
Você não estará tendo preconceitos, opiniões, expectativas e julgamentos?? tudo antes da hora da verdade??? do atendimento??
Todos os assuntos ligados a preço e custo estão linkados a uma percepção, as vezes de momento, as vezes com bases em julgamentos......
Confuso?
Na verdade não é confuso. Simplesmente você é que tem de se desapegar de algumas criações de sua mente......
Simplesmente atenda com técnica e afinco. O resto é pura magia.
Obrigado a todos e até a próxima.
Você acha que aquele prospect "estranho' vai achar caro ou não tem poder de compra???
Como você sabe disto?? bola de cristal? visão do futuro?? o que é caro para ele????
Você não estará tendo preconceitos, opiniões, expectativas e julgamentos?? tudo antes da hora da verdade??? do atendimento??
Todos os assuntos ligados a preço e custo estão linkados a uma percepção, as vezes de momento, as vezes com bases em julgamentos......
- o que é caro para mim pode não ser para você
- o que é barato, para mim, pode não ser para você
Confuso?
Na verdade não é confuso. Simplesmente você é que tem de se desapegar de algumas criações de sua mente......
Simplesmente atenda com técnica e afinco. O resto é pura magia.
Obrigado a todos e até a próxima.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
PREÇO BAIXO PARA VENDER PLANO??? - 12/04/2010
Uma política de preços baixos ajuda a vencer concorrentes que trabalham com serviços similares...mas raramente é um fator decisivo.
O que ajuda muito a vender?
Confiança no serviço, no vendedor, no professor, na empresa.....
Qualidade, diversidade de opções e atendimento....
Mas mesmo assim você pode ter objeções. Veja algumas:
Obrigado a todos e até a próxima.
O que ajuda muito a vender?
Confiança no serviço, no vendedor, no professor, na empresa.....
Qualidade, diversidade de opções e atendimento....
Mas mesmo assim você pode ter objeções. Veja algumas:
- O seu preço pode realmente estar alto
- O prospect gostaria de comprar, mas não tem condições
- O prospect não quer bancar o seu preço
- Qualquer preço será muito alto se o prospect não estiver convencido de que, realmente quer o que você está oferecendo, que precisa disso e que vai ter resultados
Obrigado a todos e até a próxima.
sábado, 10 de abril de 2010
COMO SABER SE SUA EQUIPE APRESENTA SINAIS DE DESMOTIVAÇÃO......
Nunca diga: Agora é tarde....Inês é morta!!
Conhecem este ditado? acho que todos conhecem......
Antes de você pensar em proferir estas palavras, fique atento a sua equipe. Ninguém melhor que você para conhecê-la.
Mas se descobrir que não a conhece no todo ou parte dela.....ligue seu sinal de alerta!!! tem algo errado, e é com você.
Alguns tipos de sinais de desmotivação:
1 - Presença constante de conflitos entre os membros da equipe, muitas vezes por motivos banais.
2 - Queda do desempenho dos profissionais. Os resultados individuais, bem como os coletivos não são positivos como antes.
3 - Índice acentuado de rotatividade dos talentos.
4 - Absenteísmo constante e em muitos casos, as faltas dos profissionais não são justificadas.
5 - Ausência de comunicação eficaz entre os membros da equipe.
6 - Ambiente pouco amigável, aonde a maioria das pessoas preferem o silêncio.
7 - Relacionamento fragilizado entre líderes-liderados.
8 - Ausência de propostas dos gestores, para o desenvolvimento dos liderados.
9 - Falta de estímulo dos colaboradores para participarem de atividades promovidas pela organização.
10 - Profissionais explicitamente na zona de conforto e contrários aos processos de mudança.
11 - Quando o nome de outra empresa é citado na sala, os profissionais ficam atentos e os olhos "brilham".
12 - Fortalecimento da "estação fofoca", pois os boatos valem mais do que as informações repassadas pelos gestores.
13 - Descrédito dos funcionários em relação às ações adotadas pela organização.
14 - Ausência de criatividade nas atividades dos profissionais.
15 - Receio dos colaboradores em apresentarem sugestões, ideias inovadoras porque pensam que não serão levados a sério e tampouco terão seus talentos reconhecidos.
Você reconhece algo em comum no seu dia a dia??
Então lá vai outro ditado: "CORRE, PORQUE SENÃO O BICHO PEGA!!!"
Obrigado a todos e até a próxima.
Conhecem este ditado? acho que todos conhecem......
Antes de você pensar em proferir estas palavras, fique atento a sua equipe. Ninguém melhor que você para conhecê-la.
Mas se descobrir que não a conhece no todo ou parte dela.....ligue seu sinal de alerta!!! tem algo errado, e é com você.
Alguns tipos de sinais de desmotivação:
1 - Presença constante de conflitos entre os membros da equipe, muitas vezes por motivos banais.
2 - Queda do desempenho dos profissionais. Os resultados individuais, bem como os coletivos não são positivos como antes.
3 - Índice acentuado de rotatividade dos talentos.
4 - Absenteísmo constante e em muitos casos, as faltas dos profissionais não são justificadas.
5 - Ausência de comunicação eficaz entre os membros da equipe.
6 - Ambiente pouco amigável, aonde a maioria das pessoas preferem o silêncio.
7 - Relacionamento fragilizado entre líderes-liderados.
8 - Ausência de propostas dos gestores, para o desenvolvimento dos liderados.
9 - Falta de estímulo dos colaboradores para participarem de atividades promovidas pela organização.
10 - Profissionais explicitamente na zona de conforto e contrários aos processos de mudança.
11 - Quando o nome de outra empresa é citado na sala, os profissionais ficam atentos e os olhos "brilham".
12 - Fortalecimento da "estação fofoca", pois os boatos valem mais do que as informações repassadas pelos gestores.
13 - Descrédito dos funcionários em relação às ações adotadas pela organização.
14 - Ausência de criatividade nas atividades dos profissionais.
15 - Receio dos colaboradores em apresentarem sugestões, ideias inovadoras porque pensam que não serão levados a sério e tampouco terão seus talentos reconhecidos.
Você reconhece algo em comum no seu dia a dia??
Então lá vai outro ditado: "CORRE, PORQUE SENÃO O BICHO PEGA!!!"
Obrigado a todos e até a próxima.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
TRÊS PONTOS CRUCIAIS PARA O SUCESSO..... - 08/04/2010
Essa discussão é antiga....
O que é mais importante: processo, esforço ou resultado?
Se fosse para escolher um dos três, escolheria resultado.
Mas como poderíamos dissociar uns dos outros?
Resultado "consistente" vem justamente do esforço contínuo e do uso de um processo testado, provado e seguido por quem se esforça para produzir resultados......
Pensem....
Obrigado a todos e até a próxima.
O que é mais importante: processo, esforço ou resultado?
Se fosse para escolher um dos três, escolheria resultado.
Mas como poderíamos dissociar uns dos outros?
Resultado "consistente" vem justamente do esforço contínuo e do uso de um processo testado, provado e seguido por quem se esforça para produzir resultados......
Pensem....
Obrigado a todos e até a próxima.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
UM POUCO DE VENDAS - 05/04/2010
Focalize a diferença de preço e não o preço........
O seu preço está alto demais em relação a que? o preço de um concorrente ou uma noção pré-concebida que o prospect tinha de quanto ia gastar? Descubra qual é o outro referencial que o cliente possui e focalize-o na diferença.......
Sempre que ouvir uma objeção a preço, pergunte: "se o preço não tivesse importância, você compraria este serviço?"
Obrigado a todos e até a próxima.
O seu preço está alto demais em relação a que? o preço de um concorrente ou uma noção pré-concebida que o prospect tinha de quanto ia gastar? Descubra qual é o outro referencial que o cliente possui e focalize-o na diferença.......
Sempre que ouvir uma objeção a preço, pergunte: "se o preço não tivesse importância, você compraria este serviço?"
Obrigado a todos e até a próxima.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
RECOMENDAÇÕES PARA O BEM VIVER E O CONVIVER NA EMPRESA...... - 01/04/2010
Existem muitas outras coisas mais para um Gerente aspirar excelência.....segue algumas.....
Obrigado a todos e até a próxima.
- Manter-se sempre em contato com os outros
- Faça amigos
- Escute muito
- Pergunte, consulte e envolva-se
- Agradeça e reconheça
- Faça muito networking
- Peça desculpas, corrigir-se nunca é demais
Obrigado a todos e até a próxima.
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