segunda-feira, 29 de março de 2010

TOMAR DECISÕES...... - 29/03/2010

Decisão??

É o ato que fixa a vontade depois de uma deliberação.

Toda decisão implica riscos.

Toda decisão tem o propósito de provocar mudanças....muitas decisões permitem que as coisas sigam seu curso.

Mas não decidir também é um processo, está entre as escolhas. Uma decisão é raramente a escolha entre certo e errado pois para cada situação existem vantagens e desvantagens......

As decisões estão sempre no presente e afetam o futuro.

Mas antes de decidir....defina o problema, tenha um objetivo. Conheça o rumo que deve ser mudado.

Agir é essencial.

Pensem e pesquisem sobre este tema, é muito rico.

Obrigado a todos e até a próxima. 

sábado, 27 de março de 2010

PLANEJAR É = ?? - 27/03/2010

O planejamento consiste em organizar de maneira sistemática o trabalho que deve ser feito para se atingir os objetivos. Quantifica e discrimina os recursos para se obter resultados.

Ele ajuda a atingir o objetivo de simplificar faturamento, melhoria de sistemas e redução de custos.

Na questão financeira pode ajudar a atingir o objetivo do uso de capital de terceiros, o que leva, é claro, a uma maior saúde para a empresa.

Planeje sempre:
  • O que deve ser feito
  • Quando deve ser feito
  • Por quem deve ser feito
  • Levantamento dos recursos necessários
Não resista a idéia de planejar....é trabalhoso, para muitos pouco excitante e toma muito tempo. E você, acha realmente isto?
Então começe a mudar.
Planeje, evitando assim desperdícios e atinja seus objetivos.
 

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 25 de março de 2010

SOBRE EQUIPES NOVAMENTE....... - 25/03/2010

O QUE É UMA EQUIPE?

É um número x de pessoas com capacidades complementares que estão comprometidas com um objetivo, com padrões de desempenho comuns e que se consideram mutuamente responsáveis.

Para saber se o seu grupo de pessoas é realmente uma equipe responda a estas perguntas:
  1. O número de pessoas é pequeno?
  2. Os integrantes tem capacidades complementares?
  3. Estão todos comprometidos com o mesmo objetivo?
  4. Aceitam os mesmos padrões de desempenho?
  5. Tem o mesmo enfoque?
  6. Consideram-se mutuamente responsáveis?
Se sua resposta a todas as perguntas for "sim".....você tem uma EQUIPE VENCEDORA.

Eu procuro ter em minhas equipes três qualidades que considero imprescíndiveis:
  1. Só existir pessoas competentes
  2. Todos serem disciplinados
  3. Todos quererem o bem um ao outro
  • Equipes estão em constante mutação. De vez em quando um membro novo entra na formação....Uma das tarefas do gestor de equipe é introduzir da melhor maneira possível cada novo colaborador.
  • Motivação pode ser definido como o conjunto de comportamentos e atividades a serem desenvolvidos pelo gerente para fazer com que as pessoas colaborem e ajudem a formar a equipe......
  • Sempre diga "nós" quando os resultados forem bons e "eu" quando as coisas andarem mal. 
 É só por hoje......


Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CURTINHAS SOBRE MODELO DE COMPRAS E AS DEFINIÇÕES..... - 23/03/2010

O básico do básico:

1-Ciclo de compra – tempo médio entre a última e a nova compra.
2-Ciclo de consumo – tempo médio de permanência e consumo na academia.
3-Tempo médio de permanência – tempo médio de permanência associado, consumindo ou não.
4-Curva de consumo – Frequência (entradas por mês) diferenciada para clientes com planos mensais,trimestrais,semestrais,anuais e outros.
5-Índice de conversão de vendas – número de visitantes espontâneos convertidos em clientes.

Mas, para que escrever isto?? todos sabiam, não é mesmo?

Obrigado a todos e até a próxima.

sábado, 20 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

OS CLIENTES ACREDITAM EM VOCÊ? - 18/03/2010

Quando você ou seu consultor fala sobre o que quer vender aos clientes potenciais, eles acreditam em vocês?

A maioria não, pode acreditar. Eles esperam que você tente convence-los a assumir um compromisso. Por mais que você crie empatia, eles se mostram cautelosos.
Eles não questionam a legitimidade do que você diz, mas sim pelo fato de que é você quem diz. Quando você diz alguma coisa, a idéia é sua e por isso acham que tem o direito de levantar objeções.

Agora, tudo o que seus clientes potenciais lhe dizem é verdade. Quando eles falam alguma coisa, a idéia passa a ser deles, deixa de ser sua....
Isso a torna aceitável e eles param de criar objeções.

Não existem clientes potenciais desinteressados.
Existem apenas vendas desinteressantes!!!
Quando você é interessante, seus clientes potenciais ficam interessados.

Quatro dicas para serem sempre seguidas com os clientes:
  1. Quebrar o gelo
  2. Descobrir a principal motivação
  3. Insistir na principal motivação
  4. Obter um comprometimento
Essas quatro dicas formam a combinação que consegue transformar uma recepção "fria" em um "sim" no menor espaço de tempo.
    • QUEBRAR O GELO - EMPATIA / FALE DE VOCÊ / APRESENTE-SE / PERGUNTE SOBRE ELE / FAÇA-O CONFIAR EM VOCÊ
    • DESCOBRIR A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO - DESCUBRA O PORQUÊ DELE TER IDO A ACADEMIA. TODOS QUEREM "GANHAR" ALGO OU "EVITAR' ALGO.
    • INSISTIR NA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO - É O QUE ELE QUER OUVIR E VER CONCRETIZAR. AJUDE-O, CONVERSE SOBRE, FAÇA ELE SENTIR O QUE QUER.
    • OBTER UM COMPROMETIMENTO -  ELE CONHECEU, ELE SENTIU, ELE GOSTOU E QUER REPETIR. TUDO TEM QUE SER OUVIDO, CONFIRMADO E DITO POR ELE . ENTÃO....ELE JÁ É SEU CLIENTE.

Obrigado a todos e até a próxima.

domingo, 14 de março de 2010

VOCÊ PREFERE UMA EQUIPE DE TUBARÕES OU DE SARDINHAS? - 15/03/2010

O que você faria se herdasse uma equipe de sardinhas??? Será que sardinhas viram tubarões???

É claro que não se transformam em tubarões. Mas bem treinados e trabalhados poderão ter bons ou até mesmo ótimos desempenhos, ou seja, que estejamos falando da equipe de vendas ou da equipe de professores, é exclusivamente um trabalho árduo e desafiador para um líder. Um líder transformador.  

Mas...o líder faz o que com a equipe de sardinhas???
  • Converse com a equipe, ouça muito, tenha muita atenção, deixe que expressem suas insatisfações, os motivos da falta de motivação e demais problemas existentes no ambiente de trabalho.
  • Transmita confiança, credibilidade, aja com lealdade, empatia, equilibrio e respeito.
  • Identifique os profissionais com potencial para serem reformulados e desenvolvidos. Acredite nestes, Invista!! mesmo que em um primeiro momento deixem a desejar....
  • Substitua os profissionais que não apresentem perspectivas de recuperação.....Não tenha dó e piedade. Substitua-os. Geralmente são estes profissionais que contaminam a equipe.....
  • Contrate para o lugar destes que saíram alguns profissionais escolhidos a dedo...,ou seja, que sejam muito bons técnicamente!! contrate sem medo. Se forem de confiança certamente irão agregar valor e elevarão rápidamente o moral de toda a equipe.
  • O líder tem que agir com flexibilidade, compreensão, transparência.....ética.
  • O líder faz com que todos tornem-se participativos, respeitando e valorizando as idéias e sugestões.
  • O líder deve sempre elogiar e premiar os profissionais.
  • O líder deve auxiliar a equipe...usando e abusando das palavras obrigado, por favor, parabéns, desculpe, etc.....reconheça os méritos de cada um, assumindo responsabilidades pelas próprias ações e pelos erros dos liderados.


Obrigado a todos e até a próxima.

sábado, 13 de março de 2010

MÍDIAS SOCIAIS, QUESTIONAMENTO...... - 13/03/2010

Para fechar as postagens de hoje e para quem ainda não enxergou o óbvio.....deixo uma pergunta para reflexão de todos:

A NÍVEL EMPRESARIAL DENOMINAMOS E EXPLORAMOS AS REDES SOCIAIS OU O CAPITAL SOCIAL???

Boa reflexão a todos e bom fim de semana.

DICAS SEMANAIS - 13/03/2010

Para quem ainda não está atualizado ou recusando-se a se inserir em Mídias Sociais........



                  REDES SOCIAIS


             MICROBLOG



BLOG



VÍDEOS



FOTOS



  ÁUDIOS



                               MARCADORES SOCIAIS



                       JOGOS E WIDGETS



                                        MENSAGEIROS INSTANTÃNEOS



                                  OUTRAS MÍDIAS SOCIAIS


Obrigado e sucesso a todos.

EMPRESAS X MÍDIAS SOCIAIS - NOVE MOTIVOS PARA INTERAGIR - 13/03/2010

1 – Porque as mídias sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para jovens em busca de diversão e relacionamentos.


Empresas estão cada vez mais usando ferramentas de relacionamento para interagir com cliente e prospects.



2 – Porque o mercado mudou e o consumidor também…

Pouco tempo atrás, definíamos mercado em termos geográficos, por categoria ou grupos socioeconômicos. Hoje os melhores mercados são as redes. Elas são organizadas e inteligentes. Movem-se facilmente por meio de limites físicos e pelo fato de as pessoas terem razões coletivas para estar juntas e também necessidades, motivações, preferências e lealdades coletivas.



3 – Porque as tecnologias digitais criaram novos caminhos

Esses caminhos ligam pessoas com as mesmas afinidades, que antes estavam separadas geograficamente, por status social e econômico, por etnia ou religião.



4 – Porque essas pessoas agora se conectam por paixão.

Seus interesses ou atividades conduzem suas prioridades, suas atitudes, comportamentos.



5 – Porque coisas que gostam ou desgostam são formadas uns a partir dos outros.

Isso é essencial em um mercado onde o modelo que funciona melhor é o coletivo.



6 – Porque o valor das mídias sociais para a sua marca é inesgotável…

O valor não reside no tamanho de uma comunidade, mas sim na quantidade de pessoas que interagem dentro dela.



7 – Porque a diferença entre mídias tradicionais e mídias sociais é significativa…

Mídias Tradicionais

>> Acesso controlado pela localização e horários;

>> Conteúdo produzido, editado e distribuído mediante pagamento;

>> A experiência é profissional, padronizada, transacional e previsível;

>> O público é um consumidor passivo.

Mídias Sociais

>> O acesso é aberto a qualquer um, de qualquer lugar (no planeta), a qualquer momento;

>> O conteúdo é autogerado e distribuído gratuitamente;

>> A experiência é colaborativa, baseada nos interesses e nos relacionamentos dos usuários;

>> O público é criador ativo.


8 – Porque investir em Mídias Sociais é muito mais viável do que em mídias tradicionais, ainda mais em momentos de crise e pouca verba para gastos em marketing .

Como um negócio ou uma marca, as empresas devem participar de mídias sociais, em especial daquelas com perfil semelhante ao de seus clientes-alvo. Se elas não podem ser proprietárias de comunidades de clientes, podem influenciá-las e apoiá-las. Podem escutá-las e aprender com elas, e encorajá-las em relação à sua marca.


9 – As mídias sociais oferecem novas oportunidades:

>> Alcançar novos públicos;

>> Atingir com precisão determinados segmentos de forma mais pessoal;

>> Oferecer soluções mais abrangentes;

>> Apresentar uma experiência de marca mais rica para cada cliente.


Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 11 de março de 2010

QUANDO VOCÊ COMPRA, NA VERDADE VOCÊ ESTÁ VENDENDO?? - 11/03/2010

Vocês já imaginaram que existe uma venda atrás de qualquer tipo de compra?

imaginem um/a cliente novo/a entrando na sua empresa e o colaborador perguntando: "Seja bem vinda!! o que você quer vender??" na resposta, "Ha!!, eu estou procurando algo que me ajude a vender um corpo mais magro, bem-estar, e auto-estima! você tem??"
E o colaborador: "E quem  são os clientes que você quer vender?" na resposta, "são as pessoas que eu convivo nos dias atuais e as que vou conhecer e conviver no futuro."
E o colaborador: "Muito legal!! vou lhe mostrar algumas situações que vão ao encontro do que você almeja e que irão certamente fortalecer sua venda."

É e soa muito diferente para todos vocês??????

Nem tanto, pois já pensaram que sempre que compramos algo, na verdade, estamos vendendo também outro algo a porteriori??
Pode ser uma venda com diversas situações, sejam auto-estima, a conquista de um coração/amor, simples status e etc.....

E nas empresas?? a mesma coisa....como exemplos: empresas compram propagandas para vender sonhos e desejos, máquinas para vender lucro e etc....

Entenderam?

Vocês devem estar se perguntando: "E quem compra preço???" ora, quem compra isto está simplesmente vendendo a busca de mais lucros......

Enfim, somos todos vendedores, sempre. E o que quero dizer com toda esta idéia??

Simplesmente que quando existe uma venda, esta deve ser feita realmente com a preocupação da venda posterior que o cliente irá fazer.....
Venda sómente o que ajudará o cliente no futuro. Vendam situações sustentáveis, mesmo que sejam no intangível como em academias.....

Certamente o cliente nunca mais esquecerá. Nem a você, nem a empresa.

E aí??? vocês concordam???


Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 10 de março de 2010

DESMOTIVAÇÃO TEM CURA...... - 10/03/2010

O que fazer quando se tem um colaborador desmotivado? e quando se tem toda a equipe desmotivada?

Se existisse um botão para se "ligar" a "motivação", seria fácil, rápido, indolor e lucrativo. Mas não é assim que funciona....
Motivação é um processo!! motivação não é um evento isolado...é conseqüência de fatores correlacionados. A falta desta em equipes ou simplesmente em um membro desta pode ser devido a fatores tais como problemas conjunturais, estruturais, de processos ou até mesmo problemas de liderança.
Também podem existir a falta de esclarecimento dos objetivos, falta de reconhecimento, superiores hierárquicos "ruins", métricas inadequadas...e muitas mais.....

Cito alguns fatores para que consiga identificar fatores desmotivacionais:

  • Procure descobrir a raiz dos problemas (causas)
  • Aja sobre as causas (resolver)  
  • Descubra a verdade e sempre diga a verdade
  • Comunique-se bem (objetivos claros)
  • Faça auto-análise, inspire-se e inspire a todos
Quer resolver tudo sobre desmotivação de forma preventiva?

A resposta é muito simples.....tenha diálogo com todos da sua empresa. Desde sempre e até sempre. Diálogo é um santo remédio e a ferramenta de gestão mais poderosa em qualquer tipo de empresa.

Obrigado a todos e até a próxima.
 

segunda-feira, 8 de março de 2010

DICAS SEMANAIS - 08/03/2010

INVISTA EM ATENDIMENTO !!!

 Pesquisa realizada pela empresa Shopper Experience, em parceria com o grupo Padrão, revelou o perfil e o nível de satisfação de 1.350 consumidores de serviços no estado do Rio de Janeiro e São Paulo. Destaco as respostas para o Rio de Janeiro. Foram entrevistados homens e mulheres com  mais de 18 anos, das classes sociais A, B e C.  Os itens foram pesquisados separadamente e cada entrevistado podia dar mais de uma resposta para a pergunta.

O que é mais importante para a satisfação dos clientes?
  • Qualidade no atendimento  53%
  • Cortesia, educação e boa apresentação  34%
  • Qualidade do produto/serviço   22%
  • Imagem da empresa no mercado  24%
  • Preço/condições de pagamento   21%
  • Ofertas/promoções  4%

Obrigado e sucesso a todos.

sábado, 6 de março de 2010

DICAS SEMANAIS - 07/03/2010

   Os clientes compram e renovam com sua empresa por estes motivos?
  1. Confiança - Confio que estou comprando algo que vai resolver meu problema (dor).
  2. Significado - Sei que você entende que o serviço que adquiri é muito importante para mim.
  3. Valor - Estou pagando um preço justo e correto.
  4. Agilidade - Vou ser atendido sem demora e problemas.
  5. Novidades - Sei que vou ser surpreendido sempre e de forma positiva.
  6. Atenção - Sou valorizado e especial.
  7. Atendimento - Sei que vou ser sempre atendido por profissionais especializados, que amam o que fazem e me tratam com carinho.
  8. Descoberta - Sei que sempre terei algo a descobrir para transmitir a minha família, meus amigos e pessoas que venha a conhecer.
  9. Contribuição e relacionamento - Sei que estou em um lugar com pessoas com ética e valores iguais aos meus e que contribuem com causas que nos são comuns.
Obrigado e sucesso a todos.

CONVERSANDO SOBRE ALGO MAIS QUE EXPERIÊNCIA....... 06/03/2010

Sempre existirá a questão de se competir por preço. De alguma forma, de algum jeito, sempre existirá. Então temos duas questões: preço baixo com atendimento excelente ou ser diferenciado. Exatamente nesta diferenciação é que temos o X da questão.....atendimento com capricho, colaboradores acreditando no que estão vendendo como serviço, carinho, muito carinho, enfim, criar algo especial que tome forma na empresa como um todo e que leve os clientes a pensar no depois de irem embora da sua empresa......

Criar experiências (já comentei sobre este tema anteriormente em outro texto no Blog) sómente fazendo o cliente experimentar o serviço não é suficiente. É preciso maravilhar o cliente com detalhes, cuidados e muito mais que vocês detectarem de acordo com o que oferecem.....é preciso fazer algo muito bom e que leve o cliente a sentir e pensar quando não está mais na sua empresa......

É preciso que ele comente sempre de sua empresa após ir embora......   

Você empresário, já pensou na pergunta que se forma nas linhas acima? o que o cliente pensa da minha empresa quando vai embora? ele comenta sobre ela? o que ele sente? algum colaborador falou ou realizou  algo diferente e carinhoso para nossos clientes ou simplesmente realizaram as suas funções de forma alegre e técnica? seus gerentes e coordenadores estão atentos a isto? eles sabem que existe o que se comenta nas linhas deste texto? 

Crie e faça acontecer algo maior que seu serviço e em que os seus colaboradores e seus clientes tenham orgulho de fazer parte. Criar valor na sua marca? valor no seu serviço? você vai descobrir.....pesquise!!

Influencie o pensamento de seus clientes de maneira correta e positiva e você terá resultados fantásticos!!!

Obrigado a todos e até a próxima.

SER COACH?? - 05/03/2010

Ser coach é muito, mas muito mais importante do que ser chefe!! mesmo sendo um chefe considerado muito bom.....veja algumas das diferenças:                                 
  • O chefe controla o comportamento, o COACH libera o potencial
  • O chefe dá ordens, o COACH motiva
  • O chefe conduz as pessoas, o COACH aconselha
  • O chefe foca na execução da tarefa, o COACH foca no processo
  • O chefe resolve problemas, o COACH ouve e ensina a resolver problemas
  • O chefe inspira medo, o COACH inspira entusiasmo
  • O chefe preocupa-se com as coisas, o COACH preocupa-se com as pessoas
  • O chefe fala "eu", o COACH fala "nós"
  • O chefe assume a responsabilidade, o COACH compartilha a responsabilidade
  • O chefe colhe os louros, o COACH agrega e distribui os louros
  • O chefe enxerga o hoje, o COACH contempla o amanhã                                                 
Nunca ensine a alguém o que fazer em determinada situação...você não estaria sendo coach.....ensine a raciocinar, analisar situações....ajude a pessoa a detectar suas dificuldades e a supera-las. Certamente com isto o desempenho dos seus colaboradores e os resultados da empresa irão melhorar.

Seja um Coach!!!

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 4 de março de 2010

ASSERTIVIDADE: HABILIDADE NECESSÁRIA EM TODOS OS NÍVEIS DE RELACIONAMENTOS – 04/03/2010

Tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal aprender a dizer não é tao importante quanto saber dizer sim, e essa habilidade evita que ocorram desencontros, conflitos e dissabores nos mais variados níveis de relacionamentos.


Muito provavelmente o significado da palavra "assertivo" é desconhecido da maioria das pessoas. Porém, no dia a dia o excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz "não" quando quer dizer "não" e diz "sim" quando quer dizer "sim", porém, por ter dificuldade em manter um comportamento assertivo, um grande número de pessoas se envolve em desencontros e conflitos em seus relacionamentos.

A assertividade está intimamente ligada ao autoconhecimento e é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Ter dificuldade para dizer não, ficar quieto ou concordar com o outro numa situação polêmica para não arrumar confusão, ter a sensação de que está "engolindo sapo" com frequência ou sempre bater de frente com as pessoas para fazer prevalecer sua opinião ou vontade, são comportamentos que indicam a necessidade de assertividade.

O desequilíbrio da assertividade pode refletir tanto na passividade quanta na agressividade, aspectos ruins tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. No trabalho, por exemplo, a importância dessa habilidade é de extrema importância. Para atender as demandas dos mercados atuais, que são competitivos e ágeis, seja de que setor for, um profissional deve ter as características do comportamento assertivo, o qual constrói uma comunicação interna saudável dentro de uma empresa. Isso acontece porque as pessoas passam a encarar os problemas do cotidiano de forma mais natural e não encontram dificuldades para resolvê-Ios. As informações fluem com transparência, na quantidade e na qualidade necessárias.

Na vida pessoal a assertividade traz conforto e alívio porque a pessoa sente que tem as rédeas da própria vida em suas mãos. Ela está no controle. Com isso, a pessoa se torna mais autoconfiante e com sua auto-estima em alta. Até mesmo em momentos de perdas e instabilidades em que nos deparamos pelos caminhos da vida, é preciso mantê-la sempre viva.

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 2 de março de 2010

VOCÊ É DONO DO SEU NEGÓCIO? - 02/03/2010

Se você conhece a sua profissão, a sua especialização.....ótimo, básico e de extrema importância. Eu sei que você é craque no que faz!!!

Mas e quanto ao seu negócio? você sabe o que acontece no dia-a-dia? conhece as rotinas, procedimentos, como tudo é pensado e realizado pelos seus colaboradores? conhece-os realmente a nível profissional?

Ser dono de seu negócio é ter muitos controles, trabalhar através de resultados, orientar-se por números, enfim, é saber o que acontece no aqui e agora para planejar o futuro.

O que você precisa para fazer isto acontecer?
  • DISCIPLINA, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONHECIMENTO.
  • VISÃO
  • PERSISTÊNCIA
  • ATENÇÃO
  • RESILIÊNCIA
Tenha principalmente ATITUDE!!!!!


  Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 1 de março de 2010

SIMPLESMENTE REPENSANDO....... - 01/03/2010

Vocês concordam que ao entrar na sua empresa todos os dias o cliente faz as mesmas "medições" e "avaliações" de tudo ao seu redor?
Será que é porque ele se acostuma com o ambiente e "percebe mudanças por perceber" ou será que ele tem "dentro de si" o valor percebido que seu serviço proporciona?

TENHA SEMPRE EM FOCO:
  • sempre faça a diferença em sua função, não importa qual ela seja. Todos os dias!!
  • através do seu atendimento mostre sempre que o cliente está obtendo resultados
  • seja simplesmente "gente cuidando de gente"
  • dê motivação aos seus clientes, muitos deles querem que os amparem....
  • reflita se hoje você persegue números ou clientes...?? simplesmente atenda-os e tudo se completa
  • não existe padronização de atendimento na sua empresa? então brigue por uma!!! só assim você terá facilidades de sempre medir como está a "temperatura"......... 
Agora pense para você empresário e para você colaborador:
  • reflita no trinômio: conhecimento / visão / ação.....o que você tem demais em um deles? o que você não tem ou não sabe adquirir? porque tê-los? onde obtê-los?......deixo uma dica, o melhor é tê-los equilibrados. 
Obrigado a todos e até a próxima.