sábado, 27 de fevereiro de 2010

TRABALHAR COM ALEGRIA !! - 27/02/2010

Seus colaboradores tem alegria? atitude positiva? você está sempre presente? existe um clima "leve', todos "brincam' durante a seriedade do expediente? todos "brindam' os clientes com sorrisos?

Sua resposta foi "não"? então não se engane mais....MUDE !!

Eu já visitei "disfarçado" de cliente várias empresas do ramo de Fitness, desde mega-academias com muitas unidades, academias de porte médio com algumas unidades e até as mais simples, todas para "sentir" a temperatura do atendimento e posso dizer que sómente em algumas unidades de uma mesma rede (estranho não? deveria ser padronizado) e em uma ou outra empresa de menor porte encontrei algo como o escrito no começo do texto.
Como toda equipe é o retrato do responsável direto eu diria que:
  • não sabem contratar....e não admitem
  • contrataram errado (por acidente??) mas não sabem o que fazer
  • contrataram o que apareceu para a vaga
  • contrataram pelo QI (Índice quem indica)
  • o superior não treina ninguém
  • o superior discursa, mostra um arquivo em powerpoint, entrega uma apostila e finda o treinamento
  • o colaborador engana que treina (já está contratado mesmo)
  • o responsável direto quer sómente que cumpram sua meta para ganhar sua remuneração
  • o colaborador faz o seu trabalho e fim. Basta para ganhar seu salário e benefícios
Nossa!! todos estes pontos são muito ruins...tanto na realidade como na simples imaginação de termos um quadro qualquer destes em nossa empresa........

As empresas tem culpa? partindo do princípio que existe uma transparência total dos direitos e deveres para ambas as partes no momento da contratação, que todo o trabalho interno de construir o colaborador é realizado, então não, não tem culpa.

As empresas tem culpa? partindo do princípio que tudo o que foi escrito acima é realizado e o colaborador simplesmente "trabalha" para receber seu salário e benefícios, sem "comprar" a filosofia da empresa, sem animo, "batendo de ombros", então não, não tem culpa.

As empresas tem culpa? partindo do princípio de que a empresa promete e cumpre tudo o que foi acordado, mas os seus comandados hierárquicamente superiores não fazem ou acham que fazem (de forma errada e acham que estão certos) o "trabalho de casa", trabalho este que envolve tudo e todos, então a empresa tem culpa sim. E MUITA. Esta é a forma mais difícil de detecção de "situações" por parte de diretores nas empresas de qualquer porte. Nas grandes e médias existem "extensões" hierárquicas com postos chave e pessoas chaves que "enxergam" e tomam "decisões", mas será que enxergam e decidem mesmo? estão preparadas? entendem de pessoas, serviços e solucionamento de conflitos? elas foram contratadas por serem amigos ou realmente são profissionais?
E nas pequenas muitas vezes existe o "ego", a falta de capital, o emocional interferindo, enfim, não deveriam existir situações deste tipo pois não existem "extensões" hierárquicas, a visualização é tudo em uma mesma "reta".

Como resolver? segue uma dica:  pessoas certas nos lugares certos (mesmo que custe tempo e dinheiro), simplesmente MOVA AS PEÇAS !!   

Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EXCELÊNCIA OPERACIONAL??? - 25/02/2010

"Excelência se alcança por meio de um longo e contínuo processo que requer, sobretudo, comprometimento. Mais do que uma aspiração, excelência é o ponto para o qual nossos passos se dirigem. Só assim seremos sempre líderes e nunca seguidores."
                                          Rotan Tata, Chairman do TATA GROUP

  • Você tem um modelo de processo que se molda as particularidades dos seus clientes?
  • Você tem canais de comunicação internos eficientes de modo que seus profissionais estejam envolvidos no processo?
  • Você monitora constantemente os processos operacionais de sua empresa?
  • Você sabia que é através deste monitoramento constante que você alcança a eficiência operacional?
  • Você sabia que é através desta eficiência operacional que você atingirá seu objetivo estratégico?
  • Você sabia que a eficiência operacional é alcançada através de investimento constante na capacitação dos seus profissionais?
Planeje, Capacite, Melhore e seja Recompensado......REPITA TUDO NOVAMENTE, NOVAMENTE E NOVAMENTE..........


Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

GERENCIAMENTO DE EQUIPE DE VENDAS X DESCONTO DA EQUIPE PARA CLIENTES - 23/02/2010

Sobre equipe de vendas e seu gerenciamento de forma eficaz no desconto a clientes.......o que concordaremos que desconto é o mais fácil para qualquer vendedor/consultor no primeiro momento de dificuldade com o cliente.......

  1. Dentro das equipes de vendas é possível conceder poder ou restringir este para a determinação de preços no momento de venda. Nestas questões, para a empresa, tende a aumentar a rentabilidade quando existe restrição e pode também, quando existe a concessão de poder para a equipe, da mesma forma aumentar sua rentabilidade.  Desde que neste segundo caso, a sua equipe seja treinada e capaz de quantificar e discernir sobre preços no momento da negociação. Sobre esta segunda forma, a de poder, para mim a melhor, faço alguns comentários:
 - a equipe de vendas possui feelling para reconhecer o interesse do cliente na compra. Clientes tem propensão diferente para pagar.
- a equipe de vendas tem grande treinamento em negociação.


    2.   A equipe de vendas precisa ser muito bem treinada em ouvir os clientes pois desta forma    identificam as sutilezas dos desejos destes. Quando isto acontece passam a vender soluções em preços "cheios". Esta forma de comportamento da equipe de vendas exige um entendimento sobre o "valor' do serviço ofertado.

   3.   Se a equipe de vendas estiver direcionada para "volume de vendas" e aplicar descontos regularmente a comissão desta deve ser pequena........mas como sabemos que "volume de vendas" na maioria dos casos não reflete a certeza de que o cliente ficou realmente satisfeito e também temos a certeza de que não garante uma certa fidelidade, deixaremos de lado.....mas se a equipe de vendas trabalha na certeza e com  foco em "qualidade de vendas" através de relacionamento com o cliente, direcionamento produtos x objetivos do cliente, valor percebido, etc, e pratica descontos conscientes e estratégicos, a comissão desta deve ter valores maiores.

Estas linhas acima são para análise e reflexão.


Obrigado a todos e até a próxima.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

DICAS SEMANAIS - 22/02/2010

Você leu o último texto?

Seguem dicas para utilizar........

Ajuste a sintonia com seu cliente, descubra o quanto você o percebe e responde assertivamente.

  • Mantenha-se sempre alerta, atento, foque no agora ou seja, no presente. Resumindo, tenha ATENÇÃO.
  • Estude sobre neurolinguística, mais precisamente sobre RAPPORT. Este é o processo de "espelhar' e facilita a criação de empatia. Para isto é preciso se despojar de preconceitos e deixar de lado algumas crenças para poder perceber corretamente o outro.
  • Trabalhe a ampliação de seu poder de captação Sinestésica e Cinestésica do ambiente em que está inserido. Preste mais atençao a cores, sons e o que está a sua volta.....nossos sentidos se aguçam com o tempo......    

Obrigado e sucesso a todos.

SUA EQUIPE CONSTRÓI RELACIONAMENTOS?? - 22/02/2010

Para você Coordenador, Professor ou Colaborador de áreas afins, o relacionamento com clientes significa algo?
Significa ocupar um pequeno espaço na mente deles?
Significa ocupar um pequeno espaço no coração deles?
Prestem atenção....existem dois tipos de relacionamento com clientes......o que já é esperado (é o que mais ocorre....as pessoas confundem "educação" com "estar treinado para atender".....) e aquele que supera tudo dentro da "normalidade", aquele que supera as expectativas.....este sim, temos que praticar todos os dias, nos esforçando, sorrindo, OUVINDO, discernindo, realizando, dando felicidade........e mostrando todo o seu TREINAMENTO!!!
Se relacione de forma diferenciada sempre....
Vocês certamente já ouviram falar em clientes "encantados" .....quando ouvem algo assim queremos dizer que estes tiveram realmente uma situação diferenciada.  Neste caso todos estão maravilhados, Empresa e Cliente.
Desenvolva e pratique "encantamento", o cliente agradece e desenvolve um relacionamento de longo prazo com a empresa.
E quanto a você? 
Ora....evolui profissionalmente.
TREINE!!!

E para quem está intrigado, pensando que o texto acima se confunde com atendimento....engana-se...é muito mais que isto. É FIDELIZAÇÃO MESMO!!!

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SEMANA DE MARKETING - FINAL - 19/02/2010

Para finalizar esta nossa Semana de Marketing coloco alguns passos para o sucesso, claro, em Marketing. É repetitivo???? claro que NÂO!!!
É e será SEMPRE ESTRATÉGICO!!!


  • Construa sua marca através de algo bom....um programa de atividades ou então sómente uma atividade, mas que seja inteligente, bom para a maior parte do todo......algo que até mesmo ninguém conheça e fique assim por um tempo......daí por um tempo você não estará no foco dos concorrentes. 

  • Defina e escolha o cliente que você quer atender. Ter um público-alvo é sempre bom.....não corra atrás de todo mundo. Coloque-se como especial para aquele ponto/alvo específico de mercado.
  • Aproveite a emoção das pessoas na procura por algo (que nós, Profissionais de E.F. sempre transformamos em objetivos), aproveite e use o intangível a favor de sua empresa. Tenha uma palavra, uma frase ou uma ação que ajude a construir retenção e lealdade por parte dos clientes.
  • Tente inovar, TENHA seu diferencial HOJE.....mas daqui a dois ou mais anos a frente, qual será? 
  • Desenvolva experiências no mercado MADURO que você e todos os concorrentes tem atualmente.... não acrescente simplesmente serviços, acrescente experiências. TENTE!!
Agradeço a todos pelo carinho destinado a este Blog especialmente nesta semana e claro, sempre.....

Obrigado a todos e até a próxima.

PENSAMENTO EM MARKETING - 19/02/2010

 Nesta semana de Marketing.....segue uma realidade para reflexão:

"O SUCESSO DO PASSADO PODERÁ SER O FRACASSO DO FUTURO SE VOCÊ ACREDITAR QUE SERÁ PARA SEMPRE"


Obrigado e sucesso a todos.

AUDITORIA DE NÚMEROS EM MARKETING??? - UM BREVE OLHAR...... - 18/02/2010

Auditoria em MKT??? Nas suas atividades? na sua empresa?
Você já fez auditoria no MKT de sua empresa?????
Uma auditoria como a do título deste texto envolve a verificação e análise atual dos números de cada setor em comparação a números anteriores. Esta ação (verificação e análise) avalia o ambiente de MKT, seus objetivos, as estratégias atuais e as atividades desenvolvidas.
NÚMEROS!!! FÓRMULAS!!! PLANILHAS!!! ANÁLISE!!! COMPARATIVOS!!! DEBATES!!! IDÉIAS!!! AJUSTES!!! CONCLUSÃO!!! AÇÕES........
Se tudo for bem feito em relação ao que foi escrito na linha logo acima, vai levar a identificação de forças e fraquezas operacionais, vai proporcionar a geração de idéias e fatos que irão remeter a recomendações de possíveis mudanças na maneira como a empresa enxerga e apresenta seus serviços e na implementação de  programas e ações de marketing.
É possível? sim, através de fórmulas construídas com dados relevantes que influenciam diretamente o que se quer avaliar. Como construí-las? observação, domínio do que se observa, posicionamento das variáveis e matemática.
Uma dica, você pode ajustar uma ou mais das muitas fórmulas utilizadas no seu setor de vendas......você as utiliza??

Segue uma pequena lista que uma auditoria de MKT deve descobrir e analisar.....

  • Pontos chave que causaram impacto na empresa durante o período analisado, para bom ou ruim. Quanto e o que o cliente comprou mais? inclua tudo que pode ter afetado o resultado.
  • Resultados de pesquisa de satisfação em números do seu público atual ou públicos alvo.
  • Resultados de pesquisa em números do próprio Dept. Marketing. Se existe satisfação interna e os  interesses dos colaboradores estão voltados para a empresa.
  • Compare as ações que o Dept. Marketing fez no ano e o que os seus colaboradores se animaram a fazer com o que foi realizado. Se houver algo faltando ou inacabado pode ter havido problemas de venda interna...... 
  • Avaliação de cada ação de Marketing. Se foram acertadas ou não. Como fazer isto? Fácil.....compare a planilha de lucratividade da empresa antes e depois de cada ação.
  • Sua empresa obteve ganho de participação no mercado?
  • Quantas atividades você oferece atualmente? se todos os seus clientes atuais consumissem pelo menos mais de uma atividade, qual seria o impacto na sua receita? compare com o que tem hoje......quanto mais longe o resultado atual estiver deste, pior..... 

Obrigado a todos e até a próxima.







 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SEMANA DO MARKETING - "DESCUBRA AS NOVIDADES PARA SUA EMPRESA....." - 17/02/2010

Seguem 3 dicas para descobrirem como identificar aquele link de desejos dos seus clientes que podem se transformar nas suas futuras novidades.....busque neles a razão para a futura compra ou a razão maior para não ir ao seu concorrente.

  1. Pesquisas antes da criatividade - Existe alguma distância entre o que as pessoas querem e o que as empresas de seu mercado oferecem? faça pesquisas e descubra. Você verá que surgirão oportunidades de novos posicionamentos e melhoria da marca para sua empresa......
  2. Você tem fã-clube? - Você tem aqueles clientes que são fã de sua marca, de suas atividades? primeiro descubra-os, torne-se amigo (sincero), ouça muito , muito, pois são eles que vão lhe dizer o que é mais relevante, os seus interesses, o que poderia melhorar, o que deveria fazer.......
  3. Existem Tendências? - Com a gama de informações atual jogada no mercado, todos na sua empresa observam tendências, todos tem olhos clínicos...mas são muito poucos que conseguem transformar em algo realmente útil. Junte-se aos seus clientes, discuta sobre as mudanças no mundo, no dia-a-dia delas, pergunte como estas transformações/mudanças estão afetando seus anseios, suas necessidades. Como eles vêem a sua empresa, suas atividades influenciando-os (de modo positivo? é um lugar em que eles vão com satisfação?) diante do que estão informando.....será que sua empresa  realmente os está alcançando???  
Quer fazer promoções, sortear brindes, eletrônicos etc......????  descubra os seus clientes primeiro. Pesquise, converse, analise e anote.
Dá trabalho?? SIM, mas dentro de pouco tempo você descobrirá que realmente valeu a pena.


Obrigado a todos e até a próxima.
       

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

POR FALAR EM MARKETING.........ESTA É PARA DESCONTRAIR.....

Olha com o que me deparei nesta loja de artesanato na cidade de Bichinho, MG, a 15 minutos de Tiradentes.....



Cartão de visitas para quem chega !!!!!
                                                                       Muito legal !!!!!!!

Em uma cidade que práticamente vive de artesanato.....O INUSITADO é que faz a diferença.......e a venda. 


Obrigado e sucesso a todos.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SEMANA DO MKT - TODOS OS DIAS UM TÓPICO FOCADO NAS EMPRESAS FITNESS / WELLNESS - DE 15/02/2010 A 19/02/2010

Olhar para o mix de Marketing de forma diferente é essencial para qualquer empresário. Existem modelos que se fizeram "padrão" pelo próprio mercado e na literatura, mas tudo se transforma e por muitas vezes para melhor. Já está acontecendo faz algum tempo uma pequena "revolução" nos 4P's.....Empresários de Fitness / Wellness, que tal estudarem e fazerem acontecer as estratégias e modelos de negócios voltados para os 4E´s?

EXCHANGE (troca) em vez de preço, EXPERIÊNCIA em vez de produto, EVANGELHISMO em vez de promoção e EVERYPLACE (onipresença) em vez de praça.
Pesquisem sobre as linhas acima, reflitam e descubram novidades (estavam ali diante de seus olhos o tempo todo) em forma de soluções práticas que garanto irão se transformar rápidamente em lucro.

Lembram que em textos anteriores já citei algo a respeito de alguns dos E's?

Agora voltando um pouco para situações práticas dentro das empresas....seguem algumas "verdades" que nunca devem ser esquecidas:

.O mercado muda constantemente.
.As pessoas esquecem fácil.
.A concorrência não está parada.
.Marketing reforça sua marca e sua identidade.
.Marketing é essencial para a sobrevivência e crescimento.
.Marketing permite fazer com que os antigos clientes se lembrem de você.
.Marketing mantém o moral dentro da empresa (cria movimento, todos participam deste).
.Marketing sempre proporciona vantagem competitiva (nem todos investem e por isso param no tempo)
.Marketing permite a empresa continuar a operar e crescer.
.INVESTIR em Marketing sempre permite que seu dinheiro se valorize.

Empresário, crie associações para sua marca o tempo todo, invista (não interessa o valor), apareça, use, mostre, sinta, fale sobre, engaje sua equipe, seus líderes e veja sua empresa crescer e sua marca valorizar !!!


Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DICAS SEMANAIS - 11/02/2010

"SABER OUVIR É A ARTE DE FAZER COM QUE A OUTRA PARTE DE UMA RELAÇÃO/NEGOCIAÇÃO PASSE PARA VOCÊ AS INFORMAÇÕES QUE SERÃO TRANSFORMADAS EM ARGUMENTOS FUTUROS."

Obrigado e sucesso a todos.

REFLEXÃO PARA O CARNAVAL - 11/02/2010

PARA REFLETIREM NO CARNAVAL..........

SOBRE "GESTÃO DO TEMPO"

Um especialista em "Gestão do Tempo" quis surpreender a platéia durante uma conferência. Tirou debaixo da mesa a sua frente um frasco grande, de boca larga e transparente, colocou-o sobre a mesa ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho e perguntou:
"Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco?"
Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras até encher o frasco....e perguntou então: "acham que está cheio?"
Todos olharam para o frasco e responderam que "SIM" !!!
Logo após a resposta, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas que estava debaixo da mesa, colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o....as pedrinhas penetraram os espaços encontrados por entre as pedras grandes....
O especialista sorriu com certa ironia e repetiu: "agora está cheio?"
Desta vez os presentes duvidaram e responderam: "talvez não, acho que não, pode ser, alguns riram sómente..."
O especialista exclamou então: "MUITO BEM!!"
E pousou por sobre a mesa um saco contendo areia. Começou a despejar no frasco..a areia preenchia os já pequenos espaços dentro do frasco deixados pelas pedrinhas e pelas pedras grandes...
E exclamou novamente: "ESTÁ CHEIO?"
"NÃO!!!" - responderam todos os presentes em uníssono.
O especialista pegou então, um outro jarro contendo água e começou a jogar dentro do frasco, que absorvia a água sem transbordar. Logo após deu por encerrada a experiência e perguntou: "Pessoal, o que vocês acham que acabamos de demonstrar em relação a Gestão do Tempo e todos aqui presentes?"
Um participante respondeu: "Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos !! e outras respostas parecidas se seguiram.....após os presentes se acalmarem ele concluiu:
"NADA DISSO !!"
"O que esta lição nos ensina é que se não colocarmos as pedras grandes primeiro nunca seremos capazes de coloca-las depois. E quais são as pedras grandes nas nossas vidas??"
"São os nossos filhos, a pessoa amada, os amigos, nossos animais de estimação, os nossos sonhos, a nossa saúde e principalmente DEUS."
"O resto é o resto e encontrará o seu lugar..."

Reflitam e que tenham um ótimo carnaval.

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CONVIDADO DO MÊS: Prof.Angelo Gonçalves Dias - 08/02/2010

É com imenso prazer que recebemos a visita do Prof. Angelo Dias. Ele nos presenteou com um texto maravilhoso (causará muita reflexão...) e que certamente irá trazer conhecimento e esclarecimentos como sempre foram todos os seus textos e como sempre foram suas aulas. Leiam e façam seus comentários !!
Obrigado Prof. Angelo, Obrigado a todos que nos ajudam com a presença no Blog e agora......Deliciem-se !!!!


O QUE HÁ DE SMART NESSE FIT?

por Angelo Gonçalves Dias

Fui convidado pelo Prof.João Laurentino para promover a discussão nesse blog. Lembrando que discussão não é conflito, nem confronto. Ela representa uma oportunidade para uma rica troca de informações. Mãos a obra!!!
A proposta Smart Fit tem como referência o modelo americano de academia, com foco no aspecto tangível do serviço: instalações e equipamentos. Design, limpeza, conforto, comodidade e preço são os pontos fortes desse produto.
A contratação do professor é responsabilidade do aluno, que pode escolher o seu personal trainer através de um catálogo que fica na recepção.
A bandeira do “low cost, low fare”, se torna possível através da redução do investimento em profissionais de Educação Física. Mas os equipamentos e as instalações são de primeira.
Esse modelo funciona muito bem nos Estados Unidos, pois o americano é um ser pragmático. Se você já teve a oportunidade de ler ANTROPOMARKETING, livro do consultor Clemente Nóbrega, vai perceber que alguns grupos sociais possuem um comportamento previsível. O americano tem o seu foco no resultado, na pesquisa, nos números e nós brasileiros? Será que temos esse mesmo comportamento?
Hoje, atuando em um centro de treinamento físico personalizado, recebo várias pessoas que saíram de grandes academias pelo fato de se sentirem abandonadas. Com elas, aprendi a importância da atenção e do acompanhamento para o sucesso do segmento Fitness. Parafraseando Kotler, devemos desenvolver estratégias para um “RELACIONAMENTO duradouro e lucrativo com nossos clientes”.
É surpreendente a quantidade de pessoas que buscam academias e estúdios muito mais por necessidades emocionais do que físicas. Como não investir em gente especializada para cuidar dessa gente? Como negligenciar o fato de que a mídia e os médicos estão encaminhando novos clientes para nós: cardiopatas, diabéticos, gestantes, idosos, assim como pessoas com síndrome do pânico, distúrbio bipolar e depressão? Essas pessoas acreditam na mídia e nos médicos e chegam nas academias acreditando que esse é o lugar que irá ajuda-las. Será?
Participo das reuniões da ACAD, desde a sua fundação e sei o quanto os associados se preocupam com a atenção aos clientes. Estratégias como o Face to Face, o Client da ABodyTech e o programa de estágio da Academia Quality são alguns dos vários exemplos práticos dessa preocupação.
Não se trata de um discurso corporativo. Lembro que quando a Technogym lançou o TGS (a chavinha) os professores acreditaram que seriam todos demitidos, pois toda aquela tecnologia iria tornar dispensável a participação do profissional de Educação Física. Hoje, o pânico acabou e o TGS se mostrou uma excelente ferramenta de acompanhamento para o professor.
Sei o quanto a carga tributária é cruel para qualquer empresa no Brasil. Tenho consciência do quanto a folha de pagamento pesa no negócio academia. Mas será que a Smart Fit é a melhor solução para esse problema? Em São Paulo, os setores envolvidos no segmento Fitness: CREF e sindicatos estão trabalhando juntos para tentar uma mudança no enquadramento tributário do negócio academia. No Rio, a ACAD já encaminhou essa reivindicação ao prefeito Eduardo Paes. Não será essa a melhor alternativa? Buscar força política para que o negócio academia se torne mais forte economicamente, empregando mais e atendendo cada vez melhor? Aprendi sobre a importância da representação política com o Mestre Ernani Contursi. Sem essa representação, jamais teríamos tornado a Educação Física uma profissão de fato. Mas também aprendi com o Dr.Carlos Heitor a força da união. Como fundador da ACAD, ele conseguiu reunir pessoas que se odiavam (só pelo fato de serem concorrentes), em associados que passaram a pensar e fazer crescer o segmento Fitness.
Bom, foi dada a largada. Agora é com vocês. Que venha a discussão saudável para que possamos evoluir cada vez mais.

Prof.Angelo Gonçalves Dias
CREF1 3119 G/RJ
Mestre em Motricidade Humana UCB
Especialista em Educação UNESA
Especialista em Marketing Esportivo UCB
Docente do MBA em Gestão e Marketing de Academias UNIABEU
Proprietário do VIDA ATIVA Personal Training Studio


É proibida a reprodução do conteúdo deste texto, salvo com o consentimento do autor e desde que sejam devidamente citadas as fontes. As opiniões emitidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

Obrigado a todos e até a próxima !!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

UM POUCO SOBRE A FUNÇÃO DE COORDENADOR.......

Quando nos tornamos coordenadores e não temos experiência anterior ou "alguém" que nos construa aos poucos para um nível de excelência, temos que "correr" para livros de várias áreas que nos forneçam conhecimento e embasamento sobre assuntos pertinentes a função. Livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de Tempo, Coaching, DP e até mesmo O&M.....
A questão que pode surgir é a seguinte: como absorver tanta informação se nunca li sobre estes assuntos? como vou conseguir excelência sobre as competências para o cargo? 
A resposta é simples. Humildade acima de tudo para ler e pesquisar, para procurar profissionais mais experientes e pedir informações.....não se preocupe com a demora em alcançar a excelência, lembre-se que você está se construindo, se fortalecendo e adquirindo conhecimento que levará para toda a vida....mas o melhor de toda a questão é que se você foi escolhido para a função, então existe algo a mais, algo que já é bom e pode se tornar sempre melhor......um conselho.....converse muito com a pessoa que o escolheu, ela certamente teve suas razões.
Lembre-se: será ela que o avaliará sempre......

SEGUEM ALGUNS TÓPICOS DA FUNÇÃO DE COORDENADOR:
  • Recruta a equipe de acordo com os objetivos da empresa e do setor
  • Procura conhecer os pontos fortes e fracos da equipe (professores e estagiários). Esta ação demanda observação e critérios estabelecidos.
  • Orienta e potencializa (coach) a equipe tanto na forma de conjunto como individualmente. O Coordenador "constrói" tudo.
  • Consegue COMPROMISSO da equipe.
  • Ensina para a equipe como se faz bem feito, treinando-a tecnicamente em nível de excelência, igualando o "pior" com o "melhor" até que exista um só nível. 
  • Ser referência acima de tudo, uma equipe com alguém para se "balizar" é de extrema importância.
  • Cria metas.
  • Analisa números da equipe, da empresa e entre estas.
  • Se auto-avalia (discernimento) constantemente.
  • Missão, Valores e Visão da equipe...........

Abraços a todos e até a próxima.